Mais do que armazenar jogos e redes sociais, o smartphone é uma mão na roda em qualquer etapa durante a viagem. Desde o planejamento à escolha daquele restaurante top para a última noite em um destino, você precisa usar os aplicativos de viagem a seu favor e tornar seu passeio cada vez mais eficiente e satisfatório. E é por isso que listei abaixo alguns deles para cada momento da sua viagem.

 

 

Aplicativos para planejar a viagem

1. Google Trips (Android, iOS)

Não tem como não ter um app do Google na sua viagem. Praticamente todos os dados são sincronizados com as suas contas na palma da sua mão, o que torna mais fácil planejar seu roteiro. Com o Google Trips, você pesquisa e define seu itinerário, atrativos que vai visitar, hotéis e voos. E o mais prático, é que ele organiza todos os dados de reservas e horários, disponibilizando tudo offline e ainda envia lembretes também por e-mail.

 

 

 

 

2. Packpoint (Android, iOS)

Quem nunca esqueceu de levar algo para uma viagem? Para evitar essa frustração, o Packpoint te ajuda a elaborar uma lista apropriada, de acordo com o destino, época do ano, duração e tipo de passeio que vai fazer. Ele também considera a previsão do tempo no local e enumera a quantidade de cada item levar para você “riscar” assim que colocar na mala. Se for com mais pessoas, pode compartilhar a sua lista com elas.

 


3. Seat Guru (Android, iOS)

 

 

O Seat Guru traz um alívio para quem sofre na escolha do assento durante a viagem de avião. Você informa o número do seu voo e ele indica quais as melhores e as piores opções. Depois disso, a decisão é por sua conta.

 

 

 


 

 

Aplicativos para reserva e avaliação de hotéis, voos e restaurantes

4. Booking (Android, iOS)

 

 

Este app facilita a sua reserva hotéis, voos e aluguel de carros. Ele também permite que você confira as avaliações de quem já usou os serviços listados para te ajudar a se decidir. Na minha opinião, o ponto mais forte no Booking é o detalhamento de tudo o que um hotel oferece. Eles têm uma equipe que realmente visita cada lugar, confere os serviços disponíveis e, claro, oferece a reserva do quarto sem precisar ir pro site do hotel.

 

 


 

5. Airbnb (Android, iOS)

 

 

Ele veio para ficar na vida dos viajantes como uma opção bem vantajosa, especialmente para uma longa estadia ou em um grupo grande. No Airbnb você aluga uma acomodação em qualquer lugar do mundo.

 

 


6. Melhores Destinos (Android, iOS)

aplicativos de viagem

 

 

Quando aparece uma promoção de passagem aérea que vale a pena, não dá pra perder tempo. O app dos Melhores Destinos lista as promoções e ainda te envia alerta sobre o preço da passagem que você procura.

 

 

 

 


7. Skyscanner (Android, iOS)

 

Não teria como deixar o Skyscanner de fora. Nele você procura por hotéis, aluguel de carros e voos ao redor do mundo. Você pode filtrar por duração do voo, número de paradas, classe e horário de partida e de chegada antes mesmo de iniciar a busca.

 

 


8. Tripadvisor (AndroidiOS)

 

Qualquer estabelecimento e serviço está na mira dos usuários do Tripadvisor. As avaliações te ajudam a saber se determinado lugar pode ou não ser uma furada. Restaurantes, salões de beleza, atrativos turísticos e serviços diversos podem ser listados para você conferir na cidade em que estiver.

 


Aplicativos de transporte durante a viagem

9. Moovit (Android, iOS)

 

Esta é, sem dúvida, a melhor opção para quem prefere abrir mão do carro durante a viagem, mas não dispensa a praticidade do transporte público local. O Moovit te ajuda a encontrar qual a melhor opção para chegar até o endereço desejado, seja de ônibus, trem, metrô ou o transporte que a cidade tiver.

 


10. My Train Companion (Android, iOS)

 

 

Este app é bem prático quando se viaja por países europeus. O My Train Companion foi criado pela empresa Rail Europe e disponibiliza as estações e horários dos trens por toda a Europa.

 

 

 


11. Waze (Android, iOS)

Quem mora em grandes cidades e dirige deve saber como o Waze funciona. Ele é alimentado pelas informações dos próprios motoristas em tempo real, como a interdição de via por causa de acidente ou trechos com trânsito intenso. E quando você está em uma cidade nova com um carro alugado, vale a pena contar com este app para saber como chegar no destino, sem se preocupar com mais nada.


Aplicativos de viagem para aproveitar um destino

12. Like a Local Guide (iOS)

 

Nem sempre os guias de viagem ou as dicas dos amigos te dão a sensação de viver como um local no destino que visita. A autenticidade deste app está nas indicações feitas pelos próprios moradores da cidade. O Like a Local traz essas dicas de regiões mais afastadas, atrativos menos procurados e restaurantes que não são tão visado por turistas.

 


13. Last Minute (Android, iOS)

 

 

Busca uma ideia melhor em cima da hora para aproveitar sua viagem? O Last Minute disponibiliza de tudo (hotéis, passagens aéreas, restaurantes, carros, ingressos para shows e demais passeios) com um desconto especial.

 

 


14. Detour (audioguia) (Android, iOS)

 

 

O famoso audioguia dos museus vai para as ruas com o Detour. Este app te convida a ter uma percepção um pouco mais apurada ao visitar cada destino. Alguns áudios são cobrados.

 


15. AroundMe (Android, iOS)

 

Você até pode arranhar no seu italiano ou francês para perguntar onde fica uma farmácia mais próxima, por exemplo. Mas o AroundMe facilita a vida mostrando tudo o que tem próximo de onde você está, além da chance de descobrir lugares interessantes a poucos metros de distância.

 


16. OpenTable (Android, iOS)

 

 

Ficou com vontade de conhecer um restaurante super prestigiado mas não fez reserva? O OpenTable lista todos os estabelecimentos no seu entorno e você pode fazer a reserva diretamente nele.

 

 

 

 

 

 


 

Aplicativos úteis para o dia a dia da viagem

17. XE Corporation (Android, iOS)

 

Saber a conversão da moeda estrangeira sempre tem lá suas vantagens. Afinal, comprar em dinheiro na rua é estar sujeito a uma cotação diferente em cada estabelecimento. Com o app na mão, você consegue ter ideia se a conversão está de acordo.

 

 


 

18. Exchange (Android, iOS)

 

 

 

E falando em moeda estrangeira, o Exchange lista quais as casas de câmbio mais próximas e qual a cotação mais em conta. Basta informar a moeda, a quantidade e é só escolher!

 

 

 

 

 


 

19. Wi-Fi Map (Android, iOS)

 

 

Nada como contar com Wi-Fi em qualquer lugar para postar aquela foto. O Wi-Fi Map indica as redes disponíveis para você se conectar.

 

 

 

 

 

 


20. AccuWeather (Android, iOS e Windows)

É bom saber quando existe qualquer possibilidade de frio ou chuva bem naquele dia que você marcou uma trilha, um voo de balão ou um simples passeio de gôndola. O AccuWeather envia alerta de chuva, vento ou qualquer mudança climática de onde estiver. E ainda informa qual é a sensação térmica quando estiver em regiões com temperaturas extremas, seja em um deserto ou em uma montanha.


21. Say Hi Translate (Android, iOS)

 

 

Mesmo que você fale inglês, espanhol ou até mandarim, na região mais remota de algum país pode ser que precise de um tradutor instantâneo, como o Say Hi. Ele é ideal também para evoluir uma conversa com um local, quando o entrave é o idioma.

 

 


22. Award Wallet (Android, iOS)

 

 

Em tempos de milhas, este app faz com que o seu controle seja mais frequente. O Award Wallet te ajuda a acompanhar o seu saldo de milhas e inclui os principais programas existentes no Brasil.

 


23. KickSIM (Android, iOS)

 

O app traz a solução se você precisa receber ligações do Brasil mesmo durante a viagem mas não quer pagar roaming. Com o KickSIM, você usa um chip internacional, mas as pessoas continuam a te ligar no seu número no Brasil ao custo de uma chamada local. Isso porque as ligações são feitas através da nuvem e não pela linha telefônica.

 


 

Aplicativos para memórias de viagem

24. LiveTrekker (Android, iOS)

 

 

Se você não for um blogueiro profissional de viagem, mas gosta de registrar todos os momentos da sua viagem, vale contar com o LiveTrekker. Você alimenta todas as informações da sua viagem diretamente no app, como atrativos, roteiros, fotos, textos e, no final, podem baixar o seu diário de bordo e ainda compartilhar com os amigos.

 

 


25. Ephemeris (Android, iOS)

 

Algumas poses emblemáticas em tradicionais atrativos turísticos podem não render uma foto tão boa quanto se gostaria. O Ephemeris vem para ajudar fotógrafos amadores a ajustarem a câmara do smartphone conforme o app indica. Ele trabalha com o índice de luz a ser capturada na imagem, o que pode resultar em uma foto com ar mais profissional. Não há versão gratuita para ele ainda.

 


26. VSCO (Android, iOS)

aplicativo de viagem VSCO

 

 

Este não é apenas uma ferramenta para você editar suas fotos. No VSCO você participa de uma comunidade, onde pode compartilhar suas criações ou exibir o trabalho de outras pessoas que você admira. O aplicativo atualiza as opções de filtros regularmente para trazer novidades.

 

 

 

 

 

E você, qual o seu app preferido e indispensável para a sua viagem? Compartilhe abaixo! 🙂