Transferência de dinheiro talvez seja um dos assuntos mais “cabulosos” para pessoas iguais a mim, que moram fora ou amam viajar.

Qual a melhor forma de enviar dinheiro para algum parente no exterior? Ou até mesmo, para realizar uma simples compra pela internet?

Para facilitar nossas vidas, novos tipos de transferências estão surgindo e conquistando seu espaço cada vez mais. Formas descomplicadas, rápidas e baratas (em relação aos outros bancos tradicionais) que atendem a todo tipo de necessidade. Um exemplo (que inclusive é o tema de hoje) são as transferências onlines, que podem ser manuseadas sem sair de casa, por aplicativos ou sites.

TransferWise (meu método favorito)

Atualmente, a empresa tem parceria com entidades famosas como Skype, Virgin e PayPal, tornando-a cada dia mais confiável, popular e segura. Costumamos dizer que a TransferWise pode ser ideal para aqueles que precisam converter moedas, sejam elas para enviar ou receber dinheiro do exterior.

Uma grande vantagem é que quem irá receber o dindin não precisa necessariamente ter uma conta no site para que o trâmite ocorra bem, pois as transferências são feitas diretamente para uma conta bancária já existente e ativa. Ou seja, é preciso apenas passar o número do cartão que o destinatário já utiliza normalmente e pronto! É mais simples do que imaginava, não é?
 
O primeiro passo a seguir, para quem deseja enviar dinheiro para o exterior, é criar uma conta no site e simular uma transação. Feito isso, basta escolher o tipo de moeda de origem e a que deseja converter. Dentro de alguns segundos, o valor da taxa já será informada.

Um dos pontos mais bacanas dessa empresa, é que após confirmada a transação, seu parente/amigo/cliente, que aguarda o pagamento, receberá um email de estimativa de tempo para o valor ficar disponível em sua conta. Assim, é possível acompanhar todo o processo de forma bastante segura.

Vantagens:

  • Acompanhamento diário sobre o valor de câmbio;
  • Possibilidade de ativar notificações para receber novidades de mudança de câmbio no email;
  • Disponível em 59 países e cobre 504 tipos de moeda;
  • Você tem acesso às taxas antes mesmo de fazer a transferência. Para fazer uma simulação clique na calculadora do transferwise;
  • Acesso em português (diferencial);
  • Dá pra registrar com a conta do facebook ou Google, agilizando o processo;
  • Pagamento com cartão de crédito, débito e transferência bancária.
  • Oferece aplicativo para iOS e Android.

Tempo estimado para o dinheiro cair na conta

Tudo depende do tipo de moeda a ser convertida, o método utilizado (tipo de cartão) e o país envolvido, mas, as transações não costumam demorar mais que 4 dias úteis.

Quais são os valores de taxas?

No momento, a TransferWise apresenta a taxa mais barata do mercado

E a explicação que se dá quanto a isso, é que o dinheiro nunca sai do país de origem. Se você quer enviar dinheiro para a Dinamarca, por exemplo, transferwise irá procurar pessoas que precisem fazer transferência da Dinamarca para o Brasil e as transferências são feitas localmente. 

Por esse e outros motivos (como agilidade e rapidez no serviço), em minha opinião, é a empresa que mais compensa entre as outras opções que estão presentes.

Minha experiência:

Transferwise faz parte do meu dia a dia! Acho muito fácil poder realizar tudo pelo celular ou computador. Além disso, meus contatos ficam todos salvos e isso me economiza um bom tempo!

Eu sempre sei exatamente o quanto vou pagar antes mesmo de enviar o dinheiro e, em algumas vezes, se a taxa de câmbio foi calculada acima do normal, eles me retornam o que paguei a mais.

Considero um método super seguro e apesar de demorar uns dois ou três dias para cair no Brasil, posso ficar despreocupada porque sei que não haverá problemas!

No caso de transferir do Brasil para o exterior, é ótimo que tenha a opção de boleto. Se algum familiar meu não souber fazer pela internet, ele consegue ainda assim imprimir o boleto e pagar direto no banco, como qualquer outra atividade! O dinheiro cairá na minha conta aqui normalmente.

Worldremit

A empresa procura manter contato com o cliente de forma bem descontraída, favorecendo o relacionamento daquele que procura uma informação rápida, prática e fácil.

Ao criar a conta, a empresa oferece serviço para um vasto número (125) de países e é possível escolher o formato que deseja enviar seu dinheiro, como exemplo, em forma de recibo, depósito, dinheiro móvel ou uma recarga.

A Worldremit também facilita a vida do cliente que deposita constantemente dinheiro na conta de determinada pessoa/empresa, fazendo com que os dados dos mesmos fiquem sempre disponíveis na lista de enviados (com espaço para cadastrar novas contas, claro!). É possível fazer o pagamento diretamente com cartão de crédito ou débito, além dos provedores Interac, POLi E iDEAL.

Um dos pontos fracos da empresa, é que o site não está disponível em português. Os idiomas oferecidos são somente espanhol, inglês ou francês.

Tempo estimado para o dinheiro cair na conta

O site da empresa garante ao cliente que o dinheiro entra na conta do destinatário de maneira extremamente rápida, dentro de minutos ou no máximo 24 horas, dependendo da quantia. Isso porque worldremit possui fundos na maior parte dos países, não tendo que esperar para que o dinheiro seja enviado.

Quais são os valores de taxas?

Comparado a outros métodos de transferência, está entre as que possui as melhores taxas do mercado, que variam de acordo com o valor a ser enviado, país que será enviado e a forma de retirar o dinheiro. No próprio site, após inserir o preço que deseja transferir, a empresa apresenta de forma bastante clara essas tarifas, de forma que o cliente não tenha dúvidas e precise recorrer a um extrato. Para fazer uma simulação de taxas e tarifas, consulte a calculadora do site.

Minha experiência:

Quando me mudei para Copenhague, usei Worldremit duas vezes. A princípio, o programa é fácil de operar e os preços são super competitivos com o mercado! Porém, uma das coisas mais “traumáticas” de quem transfere dinheiro online, é quando esse dinheiro demora muitos dias para chegar ao destino. Isso aconteceu comigo nas duas vezes e então, depois disso, não quis mais arriscar (foi quando comecei a usar o TransferWise).

Eu tive uma experiência ruim, mas talvez não tenha dado sorte mesmo, pois olhando as avaliações dos usuários no site do Trustpilot (um site que avalia diversas empresas no mundo), a maioria das avaliações são positivas!

 

PayPal

Pioneiro em pagamentos onlines, o serviço garante um jeito simples e confiável para que clientes realizem suas transações com total sigilo, sejam elas internacionais ou nacionais.

O site funciona como uma espécie de “carteira” digital, onde é possível visualizar de forma bem agradável todos os dados cadastrados, seus cartões de crédito/débito e trâmites.

Para utilizar os serviços da PayPal, basta criar uma conta gratuita no site ou aplicativo. Feito, você digita os dados do seu destinatário ou até mesmo, solicita um pagamento para que ele efetue com maior agilidade.

Um ponto positivo para a empresa, é a garantia de devolução do dinheiro caso chegue um produto inadequado, ou, caso não o receba.

As compras são realizadas sempre de forma gratuita em sites nacionais. Já em compras do exterior, podem existir taxas que variam de acordo com a moeda local ou impostos.   

Outro fator bem bacana, é a possibilidade de parcelar seu produto em até 12 vezes, porém, com um determinado valor de juros, que não é considerado muito alto.

Tempo estimado para o dinheiro cair na conta

A empresa responde sendo até 3 dias úteis para o recebimento.

Acho que o dinheiro é transferido no mesmo dia de uma conta paypal pra outra, e depois dependendo do banco que você irá transferir para sua conta pessoal pode demorar mais uns 2 dias.

Quais são os valores de taxas?

Para compras em sites e transferências em contas nacionais, a tarifa é completamente zero. Para vendas em território nacional, a porcentagem varia de 3,60% à 5% do valor. Já para transações internacionais, a taxa é de 7,4% do preço estipulado na venda.

Minha experiência:

Todos os meses faço o uso da Paypal para realizar pagamentos referentes a empresa. É um método extremamente seguro e fácil quando se tem que transferir dinheiro para pessoas “desconhecidas”. Mas, dependendo da frequência das transações e da quantia, o Paypal é bastante chato! Algumas vezes bloqueiam a conta até que você confirme o porquê da transferência, se é de pessoa jurídica, qual o serviço prestado e outros.

Tudo tem que ser muito bem esclarecido. Por isso, eu não recomendaria em caso de emergência. Nunca se sabe se o Paypal irá reagir a sua transferência, bloquear o dinheiro e etc.

Western Union

Conhecida como uma “corretora” de câmbio, pela qual pode-se fazer movimentações em dinheiro para outros países,  a Western Union é outra alternativa bastante comum quando o assunto é transferência online (e presencial também!).

A empresa, que atua em mais de 200 países, pode ser uma opção bem viável para quem tem pressa em receber/enviar dinheiro, entretanto, comparada as demais empresas citadas acima, acaba sendo uma opção mais emergencial nos dias atuais, devido o seu alto custo para mover dinheiro.

Seu serviço rápido e confiável traz bastante credibilidade àqueles que estão à procura de uma nova forma de enviar dinheiro. A pessoa que envia o dinheiro recebe um código na hora da transferência, e a pessoa que recebe, só precisa mostrar o código com os documentos no banco para retirar.

Para fazer parte, é preciso ser correntista de bancos conveniados com a Western Union, como Banco do Brasil e Bradesco. A transação pode ser feita através de seu gerente do banco, site ou diretamente pelo aplicativo.

No Brasil, existem algumas lojas conveniadas (a Riachuelo, por exemplo) e casas de câmbio que oferecem o serviço.

Desvantagens:

Apresentação de documentos (RG, CPF, CNH ou passaporte para quem mora fora do país)

Tempo estimado para o dinheiro cair na conta

A principal vantagem do serviço é a rapidez em que ocorre os pagamentos e recebimentos, disponíveis em poucos minutos.  

Quais são os valores de taxas?

As taxas mudam conforme os valores a serem enviados e recebidos aumentam. Para cada país, há um valor diferente. Por exemplo, para enviar 5 mil reais do Brasil para Portugal, a tarifa cobrada será de 142,00*, mas no site é possível simular uma transferência e ter uma melhor noção.

* Valores vistos em Julho/2017 sujeitos a alteração.

Minha experiência:

Usei a Western Union durante anos e apesar do serviço funcionar muito bem, as taxas são altas e o processo bem burocrático. Pra quem faz transferências com frequência, definitivamente não é um método que vale a pena. Além do mais, o número de bancos associados no Brasil são muito limitados.

Transferência entre bancos


Também é uma forma segura para quem deseja transferir grandes quantias de um banco do exterior para o Brasil.

A vantagem desse método é que você pode transferir quantias maiores.

A desvantagem, é de que as taxas são altíssimas, sendo cobrado não só o imposto sobre o valor, mas sim taxa de câmbio e outras que o brasileiro nunca sabe pra que serve. Pra piorar, devido toda a parte burocrática, a transferência pode levar vários dias para cair na conta. Eu já cheguei a esperar mais de 20 dias.

O que levar em consideração quando for transferir dinheiro para o exterior:

  1. Quantia a ser enviada (consultar o limite de cada empresa);
  2. Segurança;
  3. Rapidez da transferência;
  4. Taxas e câmbios;
  5. Acessibilidade;
  6. Conveniência;
  7. Anonimidade;
  8. Necessidade de acesso a internet.

E você, já passou por alguma experiência de transferência de dinheiro? Conte pra gente!  😉