Viajar pelo Brasil tem as suas vantagens: as distâncias são mais curtas (na maioria das vezes!), não há dificuldades em relação ao idioma e, em tempos de crise e alta do dólar, pagar pelas coisas em reais pode representar uma economia.

Mas os destinos turísticos do nosso país estão longe de ser um “prêmio de consolação” por aquelas férias internacionais que foram postergadas. Pelo contrário: o Brasil tem atrações de peso, que não perdem em nada para muitos lugares mundo afora. Já percebeu como os olhos dos gringos brilham quando falamos que somos daqui?

Pensando nisso, reuni na lista a seguir várias sugestões maravilhosas de lugares para viajar no Brasil — que, além de tudo, inclui opções para todos os tipos de viajantes (e bolsos!).

 

 

1) AMAZÔNIA, AM

Já pensou em ver botos cor-de-rosa, jacarés e macacos a poucos metros de distância? Entre os lugares mais incríveis para conhecer no país, a Amazônia ainda é pouco visitada pelos brasileiros. Geralmente são os turistas estrangeiros que lotam os lodges de selva e os cruzeiros fluviais, duas boas maneiras de sentir a emoção de estar em meio à floresta.

 

2) ILHA DO MARAJÓ, PA

Conhecida por, curiosamente, ter mais búfalos do que pessoas, a Ilha do Marajó é a maior ilha fluviomarinha do mundo, banhada tanto pelo Oceano Atlântico quanto pelos rios Amazonas e Tocantins. Uma viagem para lá permite conciliar descanso em praias semi desertas e passeios pelos manguezais.

 

 

3) ALTER DO CHÃO, PA

Apelidada de “Caribe Amazônico”, Alter do Chão combina bancos de areia branquinha, águas quentes e cristalinas e uma mata exuberante ao fundo. O lugar tem a tranquilidade de uma vila de pescadores e ainda fica dentro da floresta amazônica, o que rende passeios em meio à mata.

 

4) BELÉM, PA

Para a maior parte dos brasileiros, visitar Belém é como viajar para outro país. Afinal, em uma simples voltinha pelo tradicional Mercado Ver-o-Peso você se irá se deparar com ingredientes bastante exóticos, que muito provavelmente jamais ouviu falar: bacuri, cupuaçu, tucupi, jambu e um sem-fim de peixes (incluindo o famigerado pirarucu). Ótima pedida para uma viagem gastronômica!

 

5) LENÇÓIS MARANHENSES, MA

Um dos mais incríveis lugares para viajar no Nordeste é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com paisagens que chegam a ser absurdas de tão lindas.

Aqui, é importante se atentar à época do ano ideal para ver as águas represadas nas dunas de areia: a época da cheia vai de junho a setembro.

 

 

6) DELTA DO PARNAÍBA, PI

Entre os estados do Maranhão e do Piauí, o Delta do Parnaíba guarda paisagens naturais singulares. O delta consiste em um emaranhado de rios, igarapés e ilhas. Espere encontrar cenários intocados e quase desertos!

 

 

7) JERICOACOARA, CE

Fora as charmosas ruas de areia e as clássicas redes dentro d’água,, “Jeri” tem passeios de buggy que levam para praias reservadas e lindas lagoas. Além do mais, as grandes atrações locais são a duna do pôr-do-sol e a Pedra Furada, uma formação rochosa que emoldura o mar, logo atrás.

 

8) PIPA, RN

Com um mar em diferentes tons de azul, Pipa é o destino mais badalado do Rio Grande do Norte. No fim de tarde, depois de um dia entre praias e passeios de buggy, os turistas enchem a Avenida Baía dos Golfinhos, repleta de lojas e restaurantes.

 

9) PORTO DE GALINHAS, PE

As fotos de Porto de Galinhas já dizem tudo: ali você encontrará piscinas naturais em tons esverdeados, com águas quentinhas. O ponto alto é mesmo a transparência da água, que permite ver peixinhos coloridos mesmo sem snorkel.

 

10) FERNANDO DE NORONHA, PE

A costa do Brasil é belíssima, mas as praias mais bonitas do país ficam, na verdade, fora do continente. Tão cara quanto um destino internacional (se não mais), Fernando de Noronha vale o que custa: além de suas paisagens serem belíssimas, a natureza segue quase intocada, um prato cheio para os mergulhadores. Um dos motivos para isso é a a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), de R$ 68,74 por dia, cobrada de acordo com tempo de permanência na ilha.

 

11) MARAGOGI, AL

Entre os lugares para conhecer no Brasil está Maragogi, dona de piscinas naturais com recifes de corais. A dica é ir na maré baixa, quanto as piscinas de águas cristalinas ficam ótimas para fazer snorkel e ver peixinhos.

12) BARRA DE SÃO MIGUEL, AL

Um dos cartões-postais de Alagoas é o mar de coqueiros da Barra de São Miguel, de frente para um mar (esse de verdade) em bonitos tons de azul e verde. Aqui você encontra aquários naturais, bancos de areia no meio do mar e formações naturais como falésias.

 

13) CHAPADA DIAMANTINA, BA

Conhecer toda a Chapada Diamantina não é tarefa fácil. O lugar é gigante, com mais de 1.500km² de morros, cânions e cachoeiras. Ótima opção para quem curte trilhas e contato com a natureza, suas principais atrações são o Morro do Pai Inácio, a Cachoeira dos Mosquitos e as grutas Torrinha e Pratinha.

 

14) SALVADOR, BA

A capital baiana é um desses lugares que todo brasileiro deveria conhecer. Além de abençoada pela natureza, Salvador também foi embelezada pelas mãos dos homens, que construíram coloridos casarões nos séculos 17 e 18. Isso sem falar dos sabores fortes da Bahia, presentes nos deliciosos  acarajés, moquecas e abarás.

SONY DSC

 

15) JALAPÃO, TO

Um dos lugares diferentes para viajar no Brasil é o Jalapão, que aos poucos está sendo descoberto pelo turismo. Esse lugar exótico no Tocantins esconde cachoeiras, dunas alaranjadas e fervedouros, nascentes de rios subterrâneos onde os corpos simplesmente não afundam. As viagens para lá são verdadeiras expedições!

 

16) ALTA FLORESTA, MT

Apesar da maior parte da Amazônia brasileira ficar no estado do Amazonas, há um pedacinho da selva que se estende até o norte do Mato Grosso. Pegando um voo para Alta Floresta, você estará em uma paisagem rica em biodiversidade, com espécies também do Cerrado e do Pantanal. O problema é que, por ser uma região bastante afastada e ainda pouco explorada, são poucas as opções de hospedagem — o luxuoso Cristalino Jungle Lodge, situado dentro de uma reserva ecológica, é o que tem a melhor estrutura.

 

17) CHAPADA DOS GUIMARÃES, MT

Esse lugar, ainda pouco comentado entre os viajantes, promete surpreender quem se propõe a visitá-lo. Ali, você encontrará a maior gruta de arenito do Brasil, cachoeiras como o famoso Véu da Noiva, rios e paredões alaranjados que rendem fotos incríveis.

 

18) BONITO, MS

A piada é manjada, mas inevitável: Bonito faz jus ao seu nome! Conhecido por sua organização, o destino é a cara das famílias mais aventureiras, com programas que incluem o Buraco das Araras, o Abismo Anhumas, cachoeiras, grutas e cavernas. Mas a grande atração são as flutuações em rios de água cristalina, cheios de peixes.

 

19) PANTANAL, MS

Outro grande destino de ecoturismo do Brasil, o Pantanal promete experiências bem diferentes para quem está acostumado com os agitos da vida urbana: você irá pescar piranhas, procurar jacarés à noite e ver de perto capivaras, tamanduás e dezenas de aves.

20) CHAPADA DOS VEADEIROS, GO

Dá para se sentir na Lua sem sair do país! Na Chapada dos Veadeiros, as águas dos rios esculpiram formações rochosas inusitadas, que parecem crateras lunares. E ainda tem piscinas naturais e cachoeiras para você se refrescar entre uma caminhada e outra.

 

21) BRASÍLIA, DF

Deixe os descontentamentos políticos de lado e vá conhecer a capital do nosso país. Antes de tudo, Brasília é uma cidade incrivelmente planejada — coisa rara no Brasil —, com edifícios públicos projetados por Niemeyer. Perfeito para os amantes da arquitetura! Além disso, a viagem tende a ser bastante econômica, já que as atrações têm entrada livre.

 

22) INHOTIM, MG

Ainda que você torça o nariz para museus ou obras de arte contemporânea, Inhotim vale a visita. A experiência no maior museu a céu aberto do mundo é diferente de tudo o que você pode imaginar: para começar, é preciso ficar pelo menos dois dias ali, caminhando por seus enormes parques, com belo paisagismo, e entrando em algumas das 22 galerias que fazem parte do complexo.

O projeto tem um quê de megalomania: algumas galerias foram construídas para receber tão somente uma ou duas obras. O acervo é fantástico, tanto para os leigos quanto para os críticos de arte.

 

23) CIDADES HISTÓRICAS, MG

As cidades históricas mineiras são um convite a uma bela viagem de carro. Não deixe de incluir Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e São João del Rei no roteiro, todas com casarões históricos bem-preservados. Sem falar das pousadas charmosas, do pão de queijo, do doce de leite, das serras mineiras…

 

24) ILHA GRANDE, RJ

Entre os lugares mais bonitos do Brasil está Ilha Grande, onde é possível encontrar aquelas águas azul-turquesa que a gente vê em fotos do Caribe ou do Mediterrâneo. Todos os passeios ali devem ser feitos de barco, que levam para praias paradisíacas e piscinas naturais com peixes e tartarugas-marinhas.

 

25) PARATY, RJ

Paraty é imperdível! Não bastassem suas ruas de paralelepípido e seus casarões dos séculos 18 e 19 que pouco mudaram de lá para cá, a cidadezinha ainda fica de frente para o Saco do Mamanguá, um fiorde tropical que só pode ser desbravado por meio de trilhas.

 

26) ILHABELA, SP

Pertinho da capital paulista, Ilhabela é quase toda recoberta por Mata Atlântica e possui 42 belíssimas praias. O gostoso ali é passar o dia tomando sol ou fazendo trilhas pela floresta e aproveitar a noite no centrinho badalado.

  • Confira o que fazer, o guia de praias e onde se hospedar em Ilhabela.

27) ILHA DO CARDOSO, SP

Quase em Santa Catarina, a Ilha do Cardoso compensa a sua rusticidade com praias quase desertas e natureza preservada. No trajeto de barco para chegar até lá, é comum ver golfinhos exibindo suas barbatanas.

 

28) FOZ DO IGUAÇU, PR

Essa lista de lugares imperdíveis para viajar no Brasil não estaria completa sem Foz do Iguaçu, uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza. Mas as atrações não param por aí: você também pode aproveitar para conhecer a Usina de Itaipu, o Parque das Aves, o Marco das Três Fronteiras e dar um pulinho nos vizinhos Argentina e Paraguai.

 

29) BENTO GONÇALVES, RS

Bento Gonçalves é um daqueles lugares no Brasil que fazem você se sentir no exterior. Ali se instalou uma colônia de italianos, que encontraram no clima ameno e no relevo serrano as condições perfeitas para a plantação de uvas. Ou seja, a viagem será cheia de visitas à vinícolas e degustações no Vale dos Vinhedos, além de muita comilança.

 

30) GRAMADO, RS

Gramado é um bom lugar para viajar em família no Brasil: sempre com cara de inverno, a cidade possui o parque temático Snowland, onde é possível esquiar, patinar e brincar no gelo, e a Aldeia do Papai Noel, aberta o ano todo. Mas é também uma boa opção para os casais, com construções enxaimel e restaurantes que servem fondue, dando aquele clima romântico ao destino.

 

Depois dessa listona, ficou mais fácil ou mais difícil escolher o próximo lugar que você vai conhecer no Brasil?

Conte para gente nos comentários quais desses lugares você já foi!