Uma das perguntas que mais me fazem no MundoMio é: quais são os melhores destinos da Europa?  Que cidades devo escolher para a minha viagem? Quais capitais não posso deixar de ir? A resposta, como sempre, é: depende.

Um continente formado por tantos países abriga uma ampla variedade de lugares, cada qual com as suas próprias características. Além disso, as pessoas têm diferentes expectativas para as suas tão aguardadas férias, não é mesmo? É preciso saber bem o que o turista busca antes de sair indicando os destinos ideais.

 

> Eu fiz uma pesquisa para entender melhor o que buscam os viajantes brasileiros em suas viagens ao continente europeu. São 10 perguntinhas, que levam menos de dois minutinhos. Participe aqui.

 

O legal de viajar pela Europa é a proximidade entre os países e a facilidade de se locomover entre eles. Nada te impede de passar uma semana numa praia do Mediterrâneo, pegar uma avião para a Islândia e sair em busca de baleias no Oceano Ártico. Ou explorar vilarejos no interior de um país do Leste Europeu, pegar um trem e desfrutar dos ares alpinos.

É claro que viajando em uma mesma região, você economiza tempo e dinheiro. Eu sei que a tentação de escolher uma cidade em cada canto e viajar de um lado pro outro é grande. Mas você vai ver que priorizar uma área e conhecê-la bem é muito mais interessante, até mesmo pela assimilação cultural.

A partir de seis categorias, separei 30 destinos no Velho Continente para te inspirar a viajar e, quem sabe, ajudar a decidir onde carimbar o passaporte.

 

As categorias do nosso Guia de Melhores Destinos na Europa

Para você que gosta de conhecer cidades movimentadas que estão constantemente se reinventando, vá de “melhores destinos urbanos”. Se a intenção for aproveitar as belezas naturais de cada lugar para praticar qualquer tipo de atividade radical, escolha “melhores destinos de aventura”. Quer mesmo é sombra e água fresca de frente para o mar? Pois então, “melhores destinos de praia” é a pedida.

A intenção é conhecer lugares pequenos para desacelerar e se encantar pelo cenário? Não há dúvidas: “melhores vilarejos”. Para explorar cidades que têm muito a acrescentar em termos de originalidade artística e passado histórico, priorize “melhores destinos culturais”. Se a boa mesa é fator decisivo para a sua escolha, dê preferência a “melhores destinos gastronômicos”.

 

 

 

 

Depois conta aqui pra gente qual tipo de destino te atrai mais 😉