Não tem jeito: verão na Europa é sinônimo de Mediterrâneo. Mesmo que nós, brasileiros, tenhamos um dos litorais mais lindos desse planeta, quando a gente faz uma viagem para essas bandas nos meses mais quentes do ano, sempre bate aquela tentação de pegar uma praia na Europa. 

Eu bem sei como é difícil resistir a essas águas azul turquesa, a ilhas paradisíacas, à deliciosa gastronomia com muitos peixes e frutos do mar. Mas saiba que você pode ir além da sombra e água fresca: essa é uma região com um vasto patrimônio cultural de herança greco-romana. Afinal, foi ao redor do Mediterrâneo que floresceram algumas das civilizações mais importantes do mundo antigo.

São tantos balneários e enseadas que é literalmente impossível recomendar apenas cinco destinos. Por isso, selecionei algumas das melhores regiões que fazem a boa fama das praias mediterrâneas.

Especial Melhores Destinos da Europa: Urbanos | Aventura | Praia | Vilarejos | Culturais | Gastronômicos

 

Sardenha (Itália)

A segunda maior ilha do Mediterrâneo, com 1,6 milhão de habitantes, é conhecida em toda Europa pelo mar de inacreditáveis tons de azul cristalino. A capital e maior cidade, Cagliari, está no extremo sul, mas as praias mais bonitas e disputadas estão no norte. Nessas direções, conheça o imperdível arquipélago La Maddalena, ideal para ser desbravado em passeios de barco, a Costa Esmeralda, frequentada pela alta sociedade italiana, e o Golfo de Orosei, com grutas e praias de paredões rochosos.

Comuna de Villasimius, em Sardenha

Comuna de Villasimius, foto de Elena Krivorotova para Sardegna Official

 

Algarve (Portugal)

Todos os caminhos levam ao Algarve quando se trata das melhores praias de Portugal. Para desbravar a província no extremo sul do país, o ideal é estabelecer duas ou três cidades como base (normalmente Faro, Albufeiras e Lagos) e, assim, explorar cada recorte geográfico da região.

Várias praias do Algarve figuram na lista das melhores da Europa, por isso, são paradas obrigatórias. Não deixe de passar por Praia da Falésia, Praia da Marinha, Praia da Rocha e Praia Dona Ana.

 

 

 

 

 

 

 

Photo de Oscar Nord, Unsplash.

Maiorca (Espanha)

Já ouviu falar das Baleares? Não? E de Ibiza? Sim! Essa é a ilha mais conhecida do arquipélago das Baleares, no entanto, a maior e mais atrativa delas é Maiorca. Aqui é possível conhecer vilarejos no interior, visitar construções históricas e, claro, pegar praia. Calas, enseada em catalão, é o nome que se deve ter em mente. Várias das praias mais bonitas da ilha são assim, estreitas faixas de areia, ladeadas por paredões rochosos e de frente para o incrível Mar Mediterrâneo.

 

 

 

 

 

 

Costa da Dalmácia (Croácia)

Nos últimos anos, a Costa da Dalmácia, no sul da Croácia, vem se tornando o destino queridinho dos viajantes. A procura pela região tem origem na combinação entre atrações históricas e praias paradisíacas. Dubrovnik e Split, as duas cidades costeiras mais visitadas, dão acesso a outros estonteantes lugares banhados pelo Mar Adriático. É o caso de algumas ilhas próximas, como Brač, conhecida por conta da praia Zlatni Rat, e Hvar, famosa pela badalação.

Praia de Zlatni Rat, foto de Ivo Biocina para Croatia Official website.

 

Ilhas Jônicas (Grécia)

Falar da Grécia é falar de ilhas gregas. O país tem 6 mil ilhas, embora “somente” 227 sejam habitadas. O arquipélago das Jônicas, na costa oeste, é formado por seis ilhas maiores e doze menores, todas banhadas pelo Mar Jônico. Dentre tantas possibilidades, Corfu, Kefalonia, Lefkada e Zakynthos são algumas das mais conhecidas. É nessa última que está Navagio Beach, recorrentemente considerada uma das praias mais belas do mundo.

Leia também meu guia de viagem para Cefalônia

 

 

Especial Melhores Destinos da Europa: Urbanos | Aventura | Praia | Vilarejos | Culturais | Gastronômicos

Planeje sua viagem com o MundoMio
Reserve seu hotel
Garanta seu seguro viagem
Alugue um carro
Garanta seu ingresso para atrações