Um dos meus destinos favoritos para férias: Tailândia! E não só o meu, mas milhares de turistas transitam pelo país todos os anos a procura de praias com água cristalina, tranquilidade e imersão cultural.

Uma das paradas obrigatórias para quem está lá é o arquipélogo de Koh Phi Phi, formado por um conjunto de 6 ilhas, sendo as duas principais Koh Phi Phi Don (única ilha com opções de acomodação e restaurantes) e Koh Phi Phi Leh (conhecida por suas baías e praias, como Maya Bay).

Quando fui a ilha pela primeira vez em 2012, foi através de um passeio de barco saindo de Phuket que durou em torno de 4horas, passando por algumas atrações principais como Maya Bay, Caverna Viking, Rochedo dos Macacos e pontos de mergulho. Tudo muito rápido e superficial. Já agora no ano de 2017, como passariamos um mês treinando em um bootcamp de Phuket, decidimos tirar um final de semana inteiro para explorar a ilha com mais tranquilidade e fora do horário do rush.

Nosso passeio completo de Phuket a Koh Phi Phi:

Fechamos o passeio em uma agência de turismo bem próxima ao nosso hotel, nada reservado pela internet. Ida e Volta com transfer e barco foi 800 baht por pessoa.

Os tailândeses não são muito adeptos de tecnologia, tudo é anotado em caderninho e a marcação dos passageiros é feitas com adesivos. Pode parecer desorganizado de início, mas eles tem controle de tudo. Baseado na cor do seu adesivo eles sabem para onde você vai, quando volta e onde fica. ficamos impressionados! Tanto porque dificilmente conseguíamos nos comunicar em inglês.

Pegamos nosso ferry até PhiPhi. Uma hora e meia de jornada. Devido a falta de assentos, pagamos também um adicional para poder entrar em uma sala VIP com sofá e ar condicionado que custava 600 baht (18 dólares).

No Píer de PhiPhi já fomos logos identificamos pelos nossos adesivos e nos juntamos com a turma que também iria para o mesmo hotel Phi Phi Island Village Beach Resort.  Por estar longe da Vila de Tonsai (centrinho de PhiPhi) tivemos que pegar outro barco de 15min até o hotel. Foi demorado o trajeto mas o lugar é simplesmente 5 estrelas.Piscinas com vista para o mar, bangalôs privativo com sacada também para a praia e o serviço também diferenciado.

No primeiro dia, curtimos apenas o hotel e as facilidades que tinhamos… piscina, praia, academia, restaurantes. (O hotel que ficamos 40 dias em Phuket era muito ruim e não viamos a hora de descansar de verdade).

Na própria agência de turismo do hotel, agendamos o passeio de barco para o dia seguinte. Estes são sempre mais caros quando agendados no próprio hotel e custou 2,500baht (75 dólares) por pessoa. A vantagem porém é de que esses passeios são privativos, com no máximo 8 pessoas e sempre em horários com menos turistas. Dá pra aproveitar com muito mais exclusividade as praias e passeios. (Quem faz o passeio de speedboat comum, vai no barco com mais 40 pessoas)

A primeira parada é Maya Bay por volta das 8am, que é uma hora antes dos barcos de turismo chegarem. A praia é vazia, um super silêncio e dá pra curtir a uma hora de passeio mais que o suficiente pois não há muito o que fazer no local. A faixa de praia é pequena, areia clara, água cristalina, um paredãode rochas maravilhoso circundando e oferencendo sombra pra quem passeia na baía. Cena de filme mesmo!

Mas nem tudo é paraíso quando se trata de Maya Bay. A grande quantidade de turistas, a falta de fiscalização e cuidado por parte dos fiscais da Ilha, fizeram com que os cantos da praia se transformassem em um depósito de lixo. É triste ver a imprudência das pessoas que levam carregam dezenas de produtos não degradáveis no passeio e esquecem que tem responsabilidade sobre eles.

Isso me chocou MUITO!

Acredito que tenha uma equipe responsável pela limpeza e manutenção do local, mas obviamente ainda é muito pouco.

Seguindo o passeio, passamos pela Caverna Viking e depois para um ponto para mergulho, onde a água é muito clarinha e ótima para ver os peixes. Na verdade não precisa nem ir tão fundo porque assim que o barco pára, centenas de peixinhos já se aproximam esperando por algum agrado dos turistas que geralmente é pão ou banana.

Clique na setinha branca para visualizar mais fotos

Por último o barco nos leva também a um Rochedo dos Macacos, popular pelos macacos ficarem pendurados nas pedras esperando a chegada dos barcos para receber comida dos turistas. Eu fiquei chocada de ver o número de macacos que ficam por lá. Alguns barcos chegam tão próximos que é possível que o macaco pule de alto da pedra para dentro do barco. Mas com sorte nosso barco se manteve distante e eu adorei. Em 2012 fui mordida por um macaco em Bali e desde então tenho MEDO. Afinal, são animais que vivem na natureza e são selvagens.

Mas essa foi uma parada rápida e logo seguimos para outro ponto de mergulho que seria o último antes de voltar para o Hotel. Esse passeio durou o período da manhã e chegamos de volta DAS 11am no hotel. Para alguns pode ser um passeio curto, mas eu achei 4 horas o suficiente. O bom é que podemos curtir o hotel o resto do dia.

Ficamos deitados na praia, lendo nossos livros e tomando água de cocô. Nessa parte da ilha o mar costumava baixar na hora do almoço e voltava a subir no final de tarde. Foi legal poder assistir o avanço do mar de novo e os pescadores podendo trazer seus barcos de volta ao porto.

No dia seguinte (nosso último dia-domingo) também ficamos pelo hotel curtindo piscina. No bar, o drink mais pedido foi o Mai Tai que é meu favorito! Bem doce, super “mulherzinha” como meu marido diz (mas ele também adora rsrs).

Geralmente as pessoas que ficam em resorts acabam ficando refém dos bares e restaurantes do hotel. Como nossa hospedagem foi de 2 dias, não deu tempo de enjoar e curtimos muito tudo. Essa viagem se resumiu em lindas paisagens, tranquilidade, turismo consciente e muitos bons drinks e comida tailândesa.

Vista do hotel para a praia

Bangalô visto da praia

Quarto do bangalô

Garota Tropicana

Maya Bay

Ponta da Praia em Maya Bay

TailBoat tailândes ancorado em Maya Bay

Passeio de barco

Rochedo dos macacos onde eles ficam camuflados

Maré baixa em Phi Phi

Koh Phi Phi vale a pena?

Vale! Algumas pessoas podem se decepcionar quando esperam que Phi Phi seja como nos catálogos de agência de viagem. As praias são realmente paradisíacas, mas está longe de ser uma praia deserta. Se você gosta de exclusividade provavelmente terão outras opções de praia na Tailândia que sejam menos populosas. Mas todos os lugar tem seus prós e contras e eu fiz uma lista de acordo com meu ponto de vista:

Prós Contras
Lindas praias e paisagens que estão intactas apesar da grande exploração turística As ilhas de Phi Phi não são bem preservadas nas áreas de parque nacional.
A água é excepcionalmente linda, ótima para mergulho em grandes profundidades Em alguns lugares como Maya Bay, há uma enorme quantidade de lixo na água
Ótimo também para snorkeling em alguns lugares específicos Se o tempo não tiver bom ou se o mar estiver agitado, passeios podem ser cancelados, bem como o ferry para quem tem que ir para o aeroporto.
Vida noturna para jovens Tudo custa pelo menos o dobro do preço se comparado com outras praias paradisíacas da Tailândia
Lugar seguro até para mulheres viajando sozinhas Frustração em não encontrar o mesmo cenário que as empresas de viagem vendem. Geralmente com fotos tiradas muitos anos atrás.
Depois do pôr do sol, a vila de Tonsai é mais calma do que durante o dia, pois um grande número de turistas que vão para passar o dia, voltam para suas cidades. Comida mais cara que o normal e poucas opções de restaurantes locais.
Relativamente fácil de chegar Tempo de viagem longo

Como programar sua viagem

Como chegar:

Apesar de envolver algumas ” baldeações” é bem fácil de chegar. Primeiramente existem duas opções: Ferry ou SpeedBoat (o ferry é mais popular). Leva em média 1 hora e meia do porto de Phuket e quase o mesmo tempo da ilha de Krabi ou Koh Lanta.

Se você estiver voando de Bangkok, deverá procurar um dos dois aeroportos (Krabi ou Phuket) e de lá pegar o táxi até o pier, que levará também em torno de uma hora e meia.

Para checar os horários de partida e chegada dos ferrys:

Dica Os ferrys são enormes e acomodam muitas pessoas, por isso chegue com antecedência para pegar um bom lugar. Caso não pegue, é possível pagar por uma área VIP, que tem assentos mais confortáveis, ar condicionado e comida. O valor é de 60 reais por pessoa. Para mim valeu super a pena!

Quando ir:

A época mais popular é de novembro a março, com temperaturas entre 25 e 32 graus. Por ser alta temporada na Tailândia, lembre-se de reservar hotel com antecedência e considere que os preços estarão mais caros.

Eu fui a última vez agora em julho de 2017, que é temporada de monções (chuva) . Eu sou uma pessoa que sempre prefiro viajar na baixa temporada para lá. A Tailândia é quente o ano todo por isso não há risco de não curtir praia! Além do mais, as chuvas são muito rápidas e acabam dando uma refrescada no clima.

Quanto tempo ficar ?

Dois ou três dias é suficiente. O passeio de barco sempre leva meio período e todos tem o mesmo roteiro. Portanto você só o fará uma vez. No mesmo dia a noite pode conhecer a Vila de Tonsai no centro e no dia seguinte também visitar a praia local, comer em algum restaurante local, fazer comprinhas e ficar de boa.

Geralmente os mochileiros fazem parada rápida, enquanto que os casais que gostam de mais tranquilidade ficam até uma semana em resorts.

Onde ficar?

Se você gosta de agito e vida noturna, a Vila de Tomsai é a melhor opção. É também onde se encontram todas as lojinhas, hostels, restaurantes e baladas.

Para os mais quietinhos tem os resorts mais afastados (como esse em que eu fiquei) o que não significa que você ficará isolado. Todos os resorts e hotéils oferecerem serviço de carro ou barco para os hóspedes.

Dicas gerais

• Internet: a maioria dos cafés e restaurantes possuem wi-fi. Não é super eficiente, mas pelo menos você não ficará desconectado.
  • Se você precisa de internet boa para trabalhar, falar com a família ou postar no instagram, compre um chip em qualquer 7-eleven. O plano mais caro que compramos custava 40 reais.
  • Há farmácia e assistência médica na Vila de Tonsai.
  • Em todo caso tenha alguns remédios básicos na bagagem, inclusive para diarréia. Infecção alimentar é mais do que normal na Tailândia.
  • Mantenha-se sempre hidratado, e NUNCA tome água da torneira. Nós brasileiros já estamos acostumados a não tomar água da torneira, mas em muitos países é muito comum e às vezes as pessoas esquecem.
  • Leve repelente!
  • Não esqueça o protetor solar. Na Tailândia, cada tubo de protetor custa em torno de 70 reais e acaba rapidinho.
  • Leve seu snorkel se vc já tem um. Primeiro porque assim você pode mergulhar em qualquer canto e outra que eles nunca higienizam os alugados.
  • Leve adaptador de tomada se seus eletrônicos tem 3 entradas. Na Tailândia a tomada tem duas entradas bolinhas.

Para dicas de como se programar na primeira viagem a Tailândia

Espero que tenham gostado de compartilhar essa viagem!

Deixem um comentário ou mandem um email com feedback se tiverem um segundinho 😉