Os dinamarqueses amam o Natal e o mês de dezembro inteiro é dedicado a isso. Todos os dias são celebrados, seja com comida, presentes ou festas. Um dos eventos mais esperados do ano é o Julefrokost, um dia de festa entre amigos, familiares ou colegas de trabalho, que é celebrado com muita comida típica e snaps.

Julefrokost em família

No primeiro dia do mês de dezembro começam os Julekalender. Os dois maiores canais da TV dinamarquesa, DR e TV2 apresentam séries de 24 episódios, um para cada dia do mês até o Natal. Há também reprise das séries mais antigas durante o dia.

Há também o Pakkekalender, que se resume em 24 pequenos presentes, um para cada dia do mês, até o Natal. As crianças adoram! Podem ser de chocolate, bala ou brinquedinhos. Geralmente são coisas pequenas, mas podem ser presentes maiores também. E não são só as crianças ganham o pakkekalender, os adultos podem ganhar também o de chocolate, de chá, cerveja e cosméticos (esse custa caro!).

Meu primeiro calendário de presentes na Dinamarca – 2014.

Kalender Lys

Outra tradição é a vela com 24 marquinhas correspondente a cada dia do mês. Todos os dias pela manhã, você acende a vela na mesa de café da manhã e deixa queimar um pouquinho.

Algumas pessoas também fazem as guirlandas com 4 velas, na qual cada uma será acesa em um dos quatro domingos do mês que antecedem o Natal. É bastante comum que as pessoas decorarem suas próprias guirlandas com galhos achados nos parques e florestas, frutinhas vermelhas, gliter, laços vermelhos e velas brancas.

Dia de Santa Lucia

Celebrado no dia 13 de dezembro. Um grupo de meninas se vestem de branco e caminham cantando os sons de Santa Lúcia nos corredores das escolas, asilos, igrejas e hospitais. A menina que se encontra na frente carrega as velas em uma coroa na cabeça. A lenda é de que Santa Lúcia carregava as velas na cabeça para que tivesse as mãos livres para dar comida aos pobres.

Véspera de Natal

Assim como no Brasil, o natal é comemorado na noite de 24 de dezembro. A árvore é decorada com bandeiras, bolas e pingentes. Uma coisa interessante é de que na Dinamarca todas as árvores são verdadeiras e por isso são diferentes, sem ser simétricas. Para a decoração, há também adornos feitos à mãos e velas pequenas verdadeiras que são acesas durante o jantar.

Acendendo as luzes da árvore de natal

Muitos também vão à igreja durante o dia 24 para assistir ao coral e cantar músicas natalinas. Como eu escrevi no artigo da Dinamarca, não se trata de uma questão de religião e sim uma tradição de natal e curtir o clima de celebração e “hygge”.

Hygge é o termo usado pelos dinamarqueses para caracterizar momentos de aconchego, felicidade e paz. Esses momentos podem ser vividos sozinhos ou em companhia de pessoas queridas.

Jantar

Agora vem a parte boa. Eu sou grande fã da culinária dinamarquesa e a comida de natal em especial é M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.A !

Mas tudo que é bom dá trabalho e fazer o banquete da ceia pode levar horas ou até mesmo dias. O que é servido? Tipicamente pato assado com ameixas secas e/ou carne de porco, batata doce caramelizada e batata normal, beterraba, geléia de cramberry e pêra. Pelo menos na minha família esse é o tradicional 🙂

A sobremesa é o risalamande, que é um pudim de arroz com creme de leite batido, açúcar, baunilha e pedaços de amendôas. Não é muito doce para os padrões brasileiros, mas ainda sim muito gostoso (principalmente se comer com a caldinha de cereja por cima). Há também uma tradição com a sobremesa: uma amendôa inteira fica escondida no meio do doce e a pessoa que achar a amendôa, ganha um “Mandelgave”, que é um presentinho !

Dançar em volta da árvore

Para nós brasileiros, pode até soar um pouco estranho o fato de dançar ao redor da árvore, mas na verdade, é bacana ver que em alguns países certas tradições são mantidas mesmo com o passar dos anos. No entanto, não são todas as famílias que seguem esse ritual.

A dança está mais para um caminhar ao redor da árvore  e as pessoas cantam músicas seguindo o livreto “ Julens Sange“. A melodia é tocada por um cd ou dvd. Bom, a não ser que você tenha um músico na família para tocar o piano 😀

Foto: Tv2

Presentes

Cada família tem um jeito diferente para essa parte da noite. Após as músicas, uma pessoa é escolhida para escolher os presentes embaixo da árvore e fazer as entregas.

Enquanto a pessoa que recebeu o presente o abre, as outras pessoas acompanham.

Depois da entrega de presentes, você se senta mais uma vez a mesa para comer docinhos, café, frutas e um doce de marzipan também popular no natal.

Dia 24, 25 e 26 de dezembro 

São dias considerados feriado e as lojas e atrações turísticas estão fechadas. Pra quem quiser comprar presente de última hora, apenas algumas lojas na estação central estão abertas.

24 – juleaften > Noite de natal
25 – første juledag > Primeiro dia de natal
26 – anden juledag >  Segundo dia de natal

Na Dinamarca as crianças acreditam que o presente é trazido pelo Papai Noel “Julemand”, que vive na Groelândia e com a ajuda dos doendes chamados de “Nisser”, viajam para entregar os presentes.

Em Dinamarquês,  Feliz Natal é ‘Glædelig Jul’ !

Essas foram algumas curiosidades das celebrações de natal na Dinamarca. E você, como comemora o seu natal?

Beijos, Ju.