A aproximadamente 140 quilômetros da capital Abu Dhabi, Dubai é a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos. Considerada um destino para turismo de luxo, a cidade surpreende pelas obras arquitetônicas extravagantes, ostentação e diversidade das atrações. 

Podemos dividir a cidade em duas partes: a moderna e a histórica. No entanto, as atrações em Dubai são descentralizadas por várias áreas, como Downtown, Jumeirah e Creek.    

Apesar de ser uma cidade muçulmana, Dubai é considerada bastante liberal. As diferenças culturais não afetam a experiência dos turistas em grande escala, bastando apenas um pouco de cuidado com as vestimentas e relações afetivas em público. 

 

s

 

Downtown Dubai

Uma das regiões mais modernas da cidade, onde você encontra alguns dos mais famosos pontos turísticos de Dubai.

 

Burj Khalifa

O prédio mais alto do mundo fica em Dubai: o Burj Khalifa, com 828 metros de altura e 160 andares. No 124º nível, está o observatório At The Top, que possui uma vista de toda a cidade.  É necessário comprar o ingresso com antecedência pelo site

Dica: com o bilhete de acesso VIP, você poderá ir ainda mais alto e ter acesso ao andar 148. Com esse bilhete você não precisará pegar fila, a entrada é por um hall diferenciado e o número de turistas é reduzido a metade. Há poltronas para descanso e acesso a vista de 360º. Apesar de no site informar que a visitação é de 90 min, o tempo é livre para que você fique o quanto quiser e você economiza mais de 2h de espera comparado ao ingresso normal. (veja os stories no meu Instagram

burj khalifa de longe vista do burj khalifa 148 andar do burj khalifa

  • Endereço: 1 Sheikh Mohammed bin Rashid Blvd
  • Horário: diariamente das 8h30 às 23h
  • Valor: AED 141 a AED 550 (dependendo dos andares de visitação)
  • Site oficial

 

Dubai Mall

Neste shopping, observamos mais uma vez a grandiosidade dos Emirados Árabes: ele é o maior do mundo com 1.200 lojas, 120 restaurantes e 22 salas de cinema. Por lá, ainda estão o Dubai Aquarium e o Underwater Zoo, duas atrações imperdíveis para quem se interessa pela fauna marinha, e a Dubai Fountain, idealizada pelos mesmo criadores da famosa fonte do Hotel Bellagio, em Las Vegas. A dança de águas com música acontecem a cada 30 minutos, das 18h às 23h, e é gratuita.   

pista de patinacao dentro do Dubai Mall

Pista de Patinação dentro do Dubai Mall

Dubai Ópera

Inaugurada em 2016, a ópera de Dubai foi criada pelo arquiteto dinamarquês Janus Rostock. O formato do prédio homenageia a história marítima da cidade e o seu desenvolvimento. Além de uma extensa programação de espetáculos, é possível realizar uma visita guiada e até conhecer o exclusivo backstage.

  • Endereço: Sheikh Mohammed bin Rashid Blvd
  • Horário: diariamente das 10h às 21h
  • Valor: de AED 75 a AED 175
  • Site oficial   
Prédio do Opera House a distância

Ópera House iluminada ao anoitecer

Dubai Creek

O canal corta a região mais antiga de Dubai e contrasta com todo o luxo e modernidade, que são símbolos da cidade. Ao norte, fica a Deira e, ao sul, Bur Dubai. Para fazer a travessia entre as duas margens, existem barcos típicos de madeira, as Abras.

 

Bairro histórico Al Fahid

Datado do início do século XX, o distrito, também conhecido como Bastakiya, se mantém como a Dubai original, anterior às mudanças que ocorreram nas últimas décadas, após o início da exploração do petróleo. Nas construções preservadas, pode-se conhecer algumas características da arquitetura tradicional, como as torres de vento (o “ar-condicionado” que refrescava as casas), pátios internos bem decorados e os becos labirínticos. Hoje estes espaços abrigam cafeterias, galerias de arte e lojas.


Dubai Museum

Localizado no Forte Al Fahidi, que foi construído em 1787, o museu combina informação e experiências sensoriais para fazer com que o visitante mergulhe na história de Dubai. Além do prédio histórico, uma nova ala subterrânea foi construída para receber exposição de objetos raros e apresentações de foto, áudio e vídeo.    

  • Endereço:
  • Horário: de sábado a quinta-feira das 8h30 às 20h3 e sexta-feira das 14h30 às 20h30
  • Valor: AED 3
  • Site oficial


Gold Souk e Spice Souk

Os mercados são uma tradição no Oriente Médio e não é diferente em Dubai. Os dois mais famosos são dedicados ao ouro e às especiarias, mas também podem ser encontrados outros produtos, como decoração e vestuário. O prédio dedicado às joias é mais moderno enquanto o das especiarias tem estilo tradicional. Se for fazer compras, pechinche. Como dar descontos é o costume do local, os primeiros preços informados são sempre muito acima do que valem as mercadorias.

  • Horário Gold Souk: sábado a quinta-feira das 9h30 às 21h30 e sexta-feira das 16h às 21h30.  
  • Horário Spice Souk: sábado a quinta-feira das 10h às 22h é sexta-feira das 16h às 22h.

Jumeirah

A orla da praia pública Jumeirah Beach, à beira do Golfo Pérsico, reserva muitas atrações. Ao longo de sua extensão, ela conta com ótima estrutura: pista de corrida, ciclovia, quiosques, banheiros públicos e aluguel de equipamentos.   

pessoas curtindo praia em Dubai

Kite Beach


Kite Beach:
Uma área bastante famosa da praia é a Kite Beach, apelidada em homenagem aos praticantes de kitesurf que são vistos em grande número por ali nos finais de tarde. Deste ponto, é possível observar o Burj Al Arab.

Burj Al Arab: Você com certeza já viu fotos deste hotel. Em formato de vela de barco, o prédio é um dos mais icônicos da cidade. Para visitar a luxuosa área interna, é necessário estar hospedado ou ter reserva em um dos restaurantes.

Burj Al Arab a distancia

Burj Al-Arab


Palm Jumeirah:
Outro cartão postal de Dubai. O arquipélago artificial tem o formato de uma palmeira invadindo o Golfo Pérsico. Para conhecer a região, existe um trem de superfície partindo da estação de metrô Damac Properties. A atração mais famosa é o Atlantis Hotel, onde há o The Aquarium Chambers e o parque aquático Aquaventure, além de diversos outros hotéis e restaurantes.  

Foi também nessa ilha que me hospedei no Five Palm Jumeirah, leia a review deste maravilhoso hotel 5 estrelas.


The Beach no JBR:
Este trecho da praia é conhecido pelo complexo ao ar livre que acompanha a orla. Conhecida como “The walk”, a área oferece cafés, restaurantes, lojas e entretenimento. A beira mar também é movimentada com muitas opções de esportes aquáticos e até passeios de camelo.     


Dubai Marina:
O bairro planejado foi construído ao redor de um lago artificial e conta com um calçadão repleto de bares, restaurantes e lojas. Além de uma caminhada ou pedalada, você pode aproveitar a visita para embarcar em um dos inúmeros passeios de barco que partem do local ou até em um cruzeiro noturno com jantar.

Hotel com vista para a Marina de Dubai

Rooftop do hotel Five Palm com vista para a Marina de Dubai e a praia JBR

 

Central

A área abaixo do distrito histórico reserva algumas das atrações de Dubai.

 

Zabeel Park

Além de ampla área verde com diversas facilidades para lazer, o parque abriga dois pontos turísticos de Dubai: a Dubai Frame e o Dubai Garden Glow. Quando observada do solo, a moldura de 150m de altura enquadra a cidade. No entanto, o show principal é observar o skyline do topo. O local ainda conta com um museu no andar térreo e exposição interativa de realidade aumentada, que conta a história e planeja o futuro da cidade.    

  • Endereço: Zabeel Park
  • Horário: todos os dias das 9h às 21h
  • Valor: 50 AED
  • Site oficial

Dubai Garden Glow

Um parque de esculturas iluminadas e brilhantes criadas com material reciclado. As exibições são temáticas com seções dedicadas a animais, flores, florestas, entre outros. O ingresso do parque inclui acesso a uma área de dinossauros e outra com esculturas de gelo.    

  • Endereço: Zabeel Park
  • Horário: sábado a quinta-feira das 16h às 23h e sexta-feira das 16h às 0h
  • Valor: AED 65
  • Site oficial

Jumeirah Mosque

É um dos dois templos abertos a visitantes em Dubai. Ao visitar a mesquita, é possível conhecer as tradições religiosas e culturais muçulmanas em um tour guiado. Com espaço para abrigar 1200 fiéis, o local foi construído em 1976 seguindo a tradicional arquitetura Fatimid.  

 

  • Endereço:
  • Horário: domingo a quinta-feira às 9h30
  • Valor: AED 25
  • Site oficial

 

 

 

 

 

 

 

Outras Atrações

Alguns pontos turísticos de Dubai ficam afastados das regiões citadas, mas, ainda assim, são de fácil acesso de transporte público ou carro.  

Ski Dubai

Localizado no Mall of the Emirates, o parque temático oferece uma estação de esqui indoor com pistas para diferentes níveis e atividades para todas as idades. O preço dos ingressos varia de acordo com as atrações incluídas.

  • Endereço: Sheikh Zayed Rd
  • Horário: 10h às 23h
  • Valor: de AED 170  a AED 890
  • Site oficial

 

Gold and Diamond Park

Pertinho do Mall of the Emirates, o local é dedicado às jóias. É, basicamente, um shopping composto inteiramente das mais famosas joalherias do mundo, onde é possível comprar ou simplesmente apreciar peças que podem valer milhões de dólares.


IMG World of Adventure

Na Rodovia Sheikh Mohammed Bin Zayed, o parque temático oferece brinquedos radicais com seções dedicadas aos heróis da Marvel, aos desenhos da Cartoon Network e aos dinossauros. Para incluir mais uma grandiosidade na conta de Dubai: o IMG é considerado o maior parque indoor do mundo.   

  • Endereço: E311 Sheikh Mohammed Bin Zayed Rd
  • Horário: domingo a quarta-feira das 11h às 20h. quinta-feira a sábado das 11h às 22h
  • Valor: AED 285
  • Site oficial       

 

Miracle Garden

Um pouco mais abaixo na mesma rodovia, é a vez de visitar um parque dedicado às flores. O Dubai Miracle Garden tem diversas áreas temáticas: o relógio de flores, o espaço Disney, o caminho dos corações e até uma estrutura coberta de flores no formato de um Airbus 380 da Emirates.    

Via Visit Dubai

  • Endereço: Al Barsha South 3
  • Horário:
  • Valor: AED 50
  • Site oficial

 

Deserto de Dubai

Existem muitas opções de passeios para conhecer o deserto de Dubai realizadas por diversas empresas de turismo. A experiência mais comum é o Safári 4×4, no qual um grupo de carros percorrem alguns quilômetros de deserto, com pausa para foto nas dunas, até chegar a uma reprodução de acampamento beduíno, onde é oferecido passeio de camelo, apresentação de dança típica e jantar.

Outros roteiros incluem dormir no acampamento e assistir ao nascer do sol, áreas de proteção com observação de animais da região ou pernoite em resorts de luxo.        

Planeje sua viagem com o MundoMio
Reserve seu hotel
Garanta seu seguro viagem
Alugue um carro
Garanta seu ingresso para atrações