Guia Por Conteúdo
Hamburgo é a segunda maior cidade da Alemanha e está a beira do Rio Elba. Por isso também abriga um dos maiores portos da Europa, o Porto de Hamburgo, que é o segundo mais movimentado depois do Porto de Rotterdam.
A cidade é linda, super arborizada, com milhares de pontes e vários atrativos turísticos. Para mim, também é onde se encontram as melhores feiras de natal da Alemanha, onde visito todo ano com a minha família da Dinamarca.
Para você que deseja visitar Hamburgo, este post contém todas as dicas do que você precisa saber.
Informações práticas
- Língua: alemão
- Moeda: euro (€).
- DDI: +49
- Eletricidade: 230V /50 Hz
- Visto: Brasileiros não necessitam de visto para turismo de até 90 dias, com passaporte válido.
- Gorjeta: Não é obrigatória, mas, se o serviço for bom, é apropriado deixar de 5 à 10% do valor da conta diretamente para o garçom (e não na mesa)
Quanto tempo ficar
Um final de semana pode ser suficiente para conhecer os principais pontos de Hamburgo, mas, para quem deseja curtir com calma e fazer alguns passeios diferentes, o ideal é ficar pelo menos quatro dias.
Como se locomover
Transporte público (Trem, ônibus e metrô) funciona super bem! E pode ser melhor do que alugar um carro (é bem difícil estacionar no centro da cidade). Os tickets unitários custam 3,20 euros.
Bicicletas
O aluguel de bicicletas pode ser feito pela StadtRad Bicycle, por exemplo. Os valores variam de acordo com o uso, mas não passam de 12 euros (em torno de 45 reais por dia).
Uber
Funciona super bem! O preço é muito mais em conta do que andar de táxi.
Hamburg Card
Vendido em aeroportos, pontos de informações turísticas e até pela internet, este cartão além de dar direito a transportes gratuitos (incluindo o ferry), dá descontos de até 50% em museus, restaurantes e cafés.. vale super a pena!
Os valores começam a partir de 10,50 EUR. Confira os valores e compre pelo site oficial.
Onde se hospedar
A melhor opção é ficar pelo centro da cidade, mas caso não ache algo dentro do seu orçamento, não desanime! Hotéis próximos das estações de trem/metrô também facilitam muito o acesso aos principais pontos de Hamburgo.
Já me hospedei nestes dois hotéis em Hamburgo e recomendo. Para mais opções, consulte o site do booking.com.
Ameron Hotel
A localização desse hotel é perfeita. Ele fica no HafenCity, que é ponto de interesse na cidade e está 800m a pé do centro. O preço não é dos mais acessíveis, mas, sem dúvida é um lugar que oferece serviço diferenciado.
A hospedagem inclui livre acesso à academia, spa, recreação e conta com quartos muito aconchegantes e bem decorados.
Quanto aos comes e bebes, os restaurantes e bares do hotel são uma excelente opção antes de sair/ao chegar de um passeio. O salão onde fica o buffet do café da manhã não é muito grande, no entanto, possui uma grande variedade de comidas, principalmente de pães (e os pães alemães são simplesmente maravilhosos!).
Dos pontos turísticos próximos eu destaco os seguintes:
- Menos de 500m: Miniatur Wunderland, Speicherstadt, HafenCity Hamburg, Warehouse district museum, St. Katharinen Church
- De 1 a 2 km de distância: Estação Central de Hamburgo, Mercado do Peixe de Hamburgo, Mönckebergstraße, Jungfernstieg, Lago de Inner Alster, Reeperbahn
Barceló Hotel
Este hotel faz parte de uma rede de hotéis, da qual já havia experimentado anteriormente.
Sua localização é excelente e nas redondezas encontram-se vários comércios, restaurantes e inclusive, o lago Inner Alster. Dá pra fazer tudo a pé!
Sem contar que, a estrutura e serviços do hotel são admiráveis! O quarto que pegamos também era super moderno, com decoração super clean.
Pontos turísticos próximos:
- Menos de 1km: Hamburger Kunsthalle, Lago de Inner Alster, Mönckebergstraße – rua comercial, Jungfernstieg, Speicherstadt.
- Menos de 2 km: HafenCity Hamburg, Cais de St. Pauli
- Mercado do Peixe de Hamburgo (4km)
O que fazer em Hamburgo
Os pontos turísticos de Hamburgo incluem passeios históricos, desde museus, até igrejas. Além disso, é possível vivenciar experiências culturais relacionadas à músicas e natureza.
Alguns dos pontos que você não pode deixar de visitar, incluem:
Ware House District – Speicherstadt
O distrito histórico de armazéns de Hamburgo possui ruas estreitas e calçadas de pedras. É possível encontrar lugares que vendem seda, tapetes orientais e comércios que datam mais de 100 anos! Podemos dizer que, pra quem admira arquitetura e história, será um roteiro inesquecível!
Em minha última ida a Hamburgo, fiquei hospedada em um hotel nessa área (Amaro Hotel, que descrevi acima). Considero uma ótima escolha por estar próximo ao centro e ter uma vista privilegiada para a água!
Museu Miniatura – Miniatur Wunderland
Um dos lugares que mais me impressionou em Hamburgo. Pra começar, o prédio do museu é enorme e o fato de poder agendar o passeio online facilita muito para evitar filas e confusão.
Pra quem carrega mochilas ou outros objetos, há a possibilidade de alugar um armário com cadeado logo na entrada.
O mais interessante de tudo é que você não precisa ser criança para curtir cada detalhe! O espaço possui mais de 13km de mini estradas; o maior modelo ferroviário do mundo, embarcações em movimento no oceano e um aeroporto em funcionamento, com aeronaves decolando a cada 5 ou 10 min (dá até pra ver os aviões manobrando na pista!). Simplesmente incrível!
Há uma sala de controle, onde é possível ver funcionários trabalhando e supervisionando cada parte do museu. Eles também ajustam a luz ambiente, para simular a noite e o dia. Quando esta noite, as luzes da cidade ficam todas acesas e é ainda mais bonito!
Os melhores horários para aproveitar as atrações com calma, são logo no horário de abertura ou final de tarde. As demais horas costumam ser bem lotadas.
Um conselho? Reserve algumas horas do dia para o passeio, não conheça correndo! Eu e minha família ficamos em média três horas e parece que ainda foi pouco.
O valor sai por menos de 15 euros (menos de 60 reais) por adulto e com toda certeza vale cada centavo!
Musical Hall – Elbphilharmonie Concert Hall
Popularmente chamado de “Elphi”, o prédio em si já uma atração! Não há como andar pela cidade e não notar essa obra de arte.
A metade da construção (parte de baixo) possui fachada feita de tijolos e foi feita em 1966. A outra metade (parte de cima), tem a fachada coberta por vidros azulados e borda exterior em formato de ondas.
Um diferencial bem significativo do prédio, é que oferece uma ótima estrutura para pessoas com dificuldades de locomoção, além de ser viável poder reservar um espaço para cadeirantes, com direito a um acompanhante.
A casa de concertos é famosa por ter a maior e mais avançada tecnologia acústica do mundo. Já imaginou ver um concerto nesse lugar?
A programação musical pode ser acompanhada pelo site e a entrada é gratuita para quem desejar apenas conhecer o prédio.
Como chegar: A estação de metrô mais próxima chama Baumwall, na linha U3. Está a 450m de distância.
Com o ônibus 111, descer no ponto Kaiserkai (Elbphilharmonie), apenas 150m de distância do local.
City Hall – Rathaus
Dá pra acreditar que aqui encontra-se a sede da prefeitura da cidade? O prédio chega a impressionar com sua arquitetura neo-renascentista!
Com uma torre de 112m e mais de 647 salas (quase o mesmo tamanho que o Palácio de Buckingham, em Londres, com 775), a construção conta com um corredor de acesso público e permite visitar o jardim gratuitamente.
Para quem deseja conhecer o interior do prédio, é necessário pagar uma visita guiada.
Em frente a prefeitura é a Rathausmarkt, um espaço usado para eventos e festivais, como as feiras de natal em dezembro.
Lago Alster
É o segundo mais importante lago de Hamburgo. Dividido em duas partes, Upper Course e Lower Course, o Alster chega a ter 56km de extensão.
A parte Upper Course (“curso alto” ao pé da letra) tem origem no norte da cidade e segue um percurso de 25km até o interior de Hamburgo. É comum as pessoas utilizarem essa parte para andar de caiaque e canoa. Já na costa do rio, muitos moradores e turistas aproveitam o verão para fazer caminhadas.
O Lower Course (“curso baixo”) está bem no centro de Hamburgo, complementando o visual da cidade junto com as fachadas de lojas de luxo ao entorno.
No inverno, uma grande árvore de Natal é colocada bem no meio do lago. Quando congelada, algumas pessoas aproveitam para esquiar no lago congelado.
Distrito Vermelho – Reeperbahn
Um dos maiores distritos de luz vermelha (bairros onde há muitas casas noturnas dedicadas ao público masculino) da Europa. Porém, em Hamburgo também existe uma área com diversos restaurantes e bares comuns.
O melhor horário pra visitar Reeperbahn, é a partir das 20hrs, mas, em algumas ruas é aconselhado que nós, mulheres, não visitemos. Por tratar-se de um lugar assim, é sempre bom “sentir” o ambiente antes de se aventurar!
A entrada nas casas noturnas custa em média 30 euros, ou, em alguns casos, são gratuitas e se paga somente pelas bebidas que for consumir (mesmo assim chegam a ser mais caras que em um bar normal).
Duas ruas famosas, Herbertstraße e Davidstraße, estão próximas às estações Reeperbahn ou St. Pauli.
Endereço: Próximo as estações Reeperbahn ou St. Pauli.
Mercado de peixe de St. Pauli – Fischmarkt
Por ter um horário de funcionamento restrito, apenas nas manhãs de domingo, alguns visitantes perdem a oportunidade de conhecer esse mercado.
Os horários reduzidos também resultam em um grande número de pessoas. Durante o verão, o local fica aberto das 5am às 9:30am, e no inverno, das 7am às 9:30am.
Nesta área, vende-se os produtos mais frescos e exóticos de Hamburgo; como os peixes, frutas, flores e chás. O local em si, já é um bom passeio, principalmente por ser gratuíto! Eu recomendaria, sem dúvida, para aqueles que adoram beliscar bons aperitivos!
Endereço: Sankt Pauli Fischmarkt, Große Elbstraße 9, em St. Pauli, próximo à estação Reeperbahn.
Passeio de barco / Andar pelo porto
Por ser uma cidade portuária, o passeio de barco é essencial! Através do programa, os visitantes podem ter uma ideia do quão grande e maravilhosa é a engenharia, estrutura e produtividade de Hamburgo.
Os guias são preparados para fazer a narrativa, em inglês ou alemão, e explicam direitinho sobre os projetos de construção e modernização do porto e região.
Ps: Mesmo pra quem não entende fluentemente estes idiomas, o passeio é bem prazeroso, devido o visual incrível dos grandes cargueiros!
O programa dura em média uma hora e custa em torno de 18 euros, porém, quem quiser economizar, há a possibilidade de andar apenas de ferry. Não é um passeio completo, mas dá pra conhecer o porto com um valor bem inferior (a passagem simples custa por volta de 3 euros ou gratuítos com o Hamburg Card).
Uma das formas de fazer o passeio, é pelo barco turístico que sai da rua St. Pauli – Landungsbrücken, através das pontes 2 e 6.
Túnel Subterrâneo do Elba
O túnel subterrâneo do Elba, inaugurado em 1911, já tem mais de 100 anos. Seu trajeto tem 300m e pode ser atravessado a pé ou de carro.
Igreja de St. Michaels – St. Michaelis Kirche
Esta igreja, de estilo barroco, é um dos marcos arquitetônicos da cidade. Seu espaço interno acomoda mais de três mil pessoas e sua decoração é toda feita com branco e dourado.
Do topo espiral da igreja, é possível ter uma vista panorâmica da cidade e do porto. O passeio custa 5 euros.
Planten Un Blomen
A fuga para uma área verde na grande cidade. Aqui está o maior jardim japonês da Europa, mas também dá pra visitar o jardim botânico. Durante a temporada de verão, algumas atividades extras podem ser encontradas, como festival de luzes, teatro ou shows.

hamburg.de
Tour dos Beatles
Completamente inesperado para quem visita Hamburgo é esse tour pela história dos Beatles. Muitos fãs de música aproveitam a ida à metrópole para conhecer os lugares onde eles tocaram e lançaram muitos de seus sucessos. O passeio é guiado por algum morador da região que acompanhou a carreira da banda.
Um dos lugares por onde passamos foi o Star-Club, que pode ser reconhecido na capa dos álbuns.
Compras
Mönckebergstrasse
Próximo a Rathaus, no centro da cidade. Uma rua cheia de lojas dos mais variados produtos e para todos os bolsos.

Durante a época de Natal
Alsterhaus
Uma loja de departamento com 5 andares de puro luxo. A decoração do interior é charmosa e você encontra desde frutas exóticas e tapetes orientais até coleções de moda francesa.
No quarto andar tem um restaurante com vista pra o Alster.

Em frente ao Lado Alster, prédio de telhado verde.
Neuer Wall
Onde estão as lojas de maior prestígio da cidade.
A rua tem 600m e você irá encontrar lojas de designers como Gucci e Louis Vitton, jóias na Frey Wille e também a loja Unger, que expõe coloções de centenas de designers em um único espaço.
Passage Europe
Também no centro da cidade, é um shopping de 4 andares com uma grande variedade de lojas, mas nesse caso, mais acessíveis.
Flohschanze market
Quem gosta de mercado de rua, antiguidade e arte, esse é um ótimo lugar para se perder e admirar diversos tipos diferentes de objetos vintages, roupas, prataria, louças de cristal e mais uma infinidade de coisas. Os itens começam a ser vendido a partir de €1 e é proibido vender coisas novas, então as preciosidades achadas nesse mercado são infinitas.
Endereço: Neuer Kamp Strasse, 30. Sábado das 8am às 4pm.

hamburg.de
Inverno em Hamburgo
Quando chega o inverno na Europa, começam a se espalhar pelas grandes cidades as famosas feiras de natal. Em Hamburgo não é diferente, todos os anos as pessoas viajam de longe para curtir essa temporada de frio com muita comida boa e vinho quente.
O frio pode assustar muitos turistas, mas sem dúvida essa é uma época maravilhosa para passear também. Nas principais praças e ruas são montadas barracas que vendem os mais variados produtos desde artesanato, acessórios, brinquedos, roupas, comidas e bebidas.
Os principais mercados de rua nessa época:
Rathausmarkt (City Hall Square)
Também chamado de “Weihnachtsmarkt”. Esta feira está no centro da cidade, em frente ao prédio da prefeitura. As barracas são montadas com estrutura de madeira e a decoração é feita com luzes e ornamentos.
As mercadorias vendidas são sempre artenasais. Você encontrará, por exemplo, peças feitas em madeira e vidro, velas de produção caseira feitas com cera de abelha, luminárias, roupas e jóias.
Nessa época do ano, o número de turistas aumenta e é comum ficarmos assustados quando vemos o mar de gente. Mas apesar disso, os comerciantes são bem preparados para suprir a demanda e a qualidade do atendimento é bom.
A maior desvantagem das feiras, no geral, é não ter lugar para sentar. Por isso, vá com roupa confortável e com bastante disposição.
Como sugestão do que comer, eu sugiro experimentar o Schmalzkuchen.
Jungfernstieg – Weiberzauber
Um dos mercados mais lindos, por ser ter a vista do lago Alster. Este mercado é diferente dos outros em sua decoração. Ao invés das casinhas de madeira, os comércios ficam em tendas brancas e a decoração é feita com luzes das cores prata, azul e dourada. Tudo muito lindo !
Existem também alguns tipos de comida diferente nessa feira, como hot dogs e waffles.
Quem quiser curtir uma vista panorâmica, há também a roda gigante. Não é muito alta, mas dá pra tirar boas fotos e ter uma vista do mercado.
Santa Pauli
Este mercado fica no distrito da luz vermelha e tem um ambiente diferente, talvez mais animado, por ter música ao vivo. Se estiver procurando por souvenir, espere encontrar por aqui.
Nessa área também tem um espaço com fogueira, onde as pessoas param entre um passeio e outro para se aquecer e descansar.
Gänsemarkt
Esse lugar é muito interessante porque as cabanas são feitas de gingerbread, um biscoito aromático delicioso !
Nesse mercado você encontrará algumas especialidades, desde lombo até biscoitos de gengibre. A decoração de natal é mais romântica.
Winter Pride
Próximo a estação central, a novidade entre os mercados de natal é esse organizado pela comunidade LGBTQ. Lá, ao invés de sons natalinos, o espaço é comandado por Dj’s e o clima é super descontraído.
Überseequartier
Na região do HafenCity (que comentei acima no texto), este mercado tem pista de patinação. Além disso, as pessoas podem participar em brincadeiras para ganhar presentes dos comerciantes locais. O melhor horário para visita é depois das 18hrs.
Ao visitar Hamburgo na época de natal, parte da experiência é experimentar os pratos locais e tomar vinho quente!
Onde comer e beber
Algumas sugestões de lugares bons para comer em Hambrugo:
- Brachmann’s Galeron
- Barbarabar
- Em Reeperbahn há também diversos outros bares, música ao vivo e balada.
- BistrOcean (para frutos do mar)
- Clockers para cocktail
- The chug Club (St.Pauli)
- Walrus (St.Pauli)
Esse guia completo da cidade foi feito com muita dedicação, espero que tenham gostado e aproveitem ao máximo a segunda maior cidade alemã, sem perder nenhum atrativo.
Deixe sua opinião nos comentários 🙂
Juliana
Estou apenas visitando sua página, vou passar dois dias em Hamburgo, dias 29 e 30 de abril de 2018. Vou num cruzeiro da MSC, navio Meraviglia desde Gênova.
Estou procurando indicações, tirei muitas coisas do seu blog.
Estou interessado em visitar o antigo campo de concentração. Conhece? Como chegar la?
Olá João, tudo bem ?
Qual Campo de concentração você gostaria de conhecer? O Memorial de Neuengamme?
Eu ainda não conheci nenhum campo de concentrção lá, mas pesquisei pra você. Levará mais de 2 horas em transporte público.
O seu navio ficará ancorado de que horas a que horas? Você fala inglês?
O Endereço do Neuengamme é: Jean-Dolidier-Weg 75, 21039 Hamburg.
O trajeto do Porto até o local está nesse link Aqui
Se puder gastar com taxi, a corrida deve chegar em uns 70euros e leva 26 min. Consultei nesse site aqui: https://www.numbeo.com/taxi-fare/in/Hamburg
Boa viagem!! Depois venha me contar o que achou de Hamburgo 🙂
Abraço
Obrigado, Juliana.
Verifiquei, não vale a pena. só vou passar 2 dias em Hamburgo, vou utiliza-los para conhecer o máximo da cidade. Conhecer o antigo campo de concentração é uma curiosidade, pelo tanto que tenho lido sobre a Segunda Guerra Mundial.
Como vou passar 12 horas em Le Havre, posso encontrar um passeio para algum sítio histórico na Normandia.
Mais uma vez, obrigado.
Gostei das suas dicas Juliana, vou estar em Hamburgo de 28.04.a 04.05.18. Gostaria de obter uma informação sobre como me locomover do Porto de Kiel até Hamburgo, já ví que tem trens com esse itinerário. Não falo nem inglês nem alemão, vou ter muita dificuldade?
Oi Daniel, tudo bem? Que bom que gostou das dicas 🙂
A experiência que tive, foi de que em Hamburgo as pessoas não falam muito bem inglês também, por isso fique tranquilo. O mais importante é você ter o nome dos locais e roteiro em mãos, assim se você precisar de ajuda, pode apenas apontar para o nome do local que você tem que ir e as pessoas irão te ajudar.
Fiz uma pesquisa rápida aqui pra saber como você faz esse trajeto do porto de Kiel até a estação central de Hamburgo:
1º Você terá que andar no porto até a estação de trem Kiel Hauptbahnhof, são apenas 800m. Você pode ver no mapa aqui
2º Depois terá que pegar o trem de Kiel Hauptbahnhof para Hamburg Hauptbahnhof (Hauptbahnhof é o nome para estação central).
Dá pra comprar a passagem na hora nos guichês da estação e dá pra comprar pela internet nesse site aqui .
Procure sempre pelos guichês de informação na estação ou mesmo a equipe que trabalha no navio.Tem sempre alguém que fale espanhol.
Boa viagem !! Depois volte para contar como foi sua experiência.
Abraço.
Juliana
uliana, parabéns pelo seu blog. Adorei esse post, seu modo de falar sobre as atrações e as fotos.
Vim parar aqui atrás de informações sobre Hamburgo, onde estarei de 28/04 a 01/05. Pelo visto todos seus comentaristas estarão chegando em Kiel por um cruzeiro. O meu sairá de Santos no dia 8/04, chegando a Kiel em 28/04.
Também tive um blog de viagens, mas não escrevo nele há muito tempo. E um outro blog, onde sempre falei sobre assuntos diversos.
Gostei da sua indicação de ir de Kiel a Hamburgo de trem. O problema é a bagagem, que no trem fica um pouco mais difícil, principalmente no nosso caso que somos idosos. Estou pensando em ver se conseguimos ir de ônibus, ou se há algum transfer razoável do porto de Kiel até Hamburgo.
Estou com um pouco de dificuldade de escolher hotel em Hamburgo. Vou olhar esses que você indicou.
Prazer em conhecê-la, ainda que virtualmente, e obrigada por divulgar dicas tão boas.
Olá, Helo.
Tudo bem? Fico super feliz que tenha gostado do artigo, principalmente por você já ter tido seu próprio blog de viagem 🙂
De fato, a mala para uma viagem longa como essa acaba ficando um pouco pesada para o trajeto de trem.
Posso tentar dar uma olhada em alguma outra possibilidade que possa ajudar. Caso você obtenha essa informação, compartilhe conosco também.
Tenho certeza que os outros amigos aqui do blog vão apreciar a ajuda.
E prazer é meu em conhecê-la!
Um super beijo.
Juliana,
Estive verificando os dois hotéis que você indicou e achei realmente muito bons. Mas um mês de viagem pela Europa, com o Euro nas alturas, estou pretendendo um hotel com preço um pouquinho melhor. Está difícil porque parece que nas datas que vou estar por lá há mais do que um evento cultural, que deve estar atraindo turistas. Você teria alguma ideia de hotel com boa localização e preço um pouco inferior aos que você indicou?
Helo, respondendo sobre os hotéis, eu completamente entendo a sua procura por hotéis mais em conta. Sua viagem será longa.
Posso tentar te ajudar a encontrar um outro. Perguntei para os meus familiares dinamarqueses se eles teriam alguma outra indicação.
Me fala se você tem alguma outra preferência, além da localização.
beijo
Bom dia, Juliana,
Pretendo um hotel bem localizado, no sentido de que esteja próximo de pontos turísticos, para que não precisemos pegar metrô (devido à nossa idade) ou taxi a toda hora. prefiro, também, que tenha café da manhã. Fiz reserva no Radisson Blu Hotel, só para garantir, mas essa reserva pode ser cancelada a qualquer momento, caso encontre outro mais favorável. Você sabe algo sobre esse hotel?
Olá, Heloisa.
A rede Radisson Blu é conhecida por ter bons hotéis. Eu vi aqui que eles estão a 1,1km do centro. Como opção a esse hotel, na mesma categoria, pelo mesmo preço e mais próximo do centro, encontrei esse:
IntercityHotel Hamburg Hauptbahnhof. Este hotel está pertinho do que eu fiquei, o “Barceló”. Está a 500m do lago Alster, 500m da estação central e 800m do centro. É um hotel 4 estrelas, mais bem localizado que o Radisson e está saindo mais em conta.
Eu te enviei o hotel pelo meu link de afiliado. Você não paga nada a mais por isso e o Booking me paga uma pequena contribuição pela ajuda. 🙂
Espero que tenha ajudado. Se precisar só escrever.
Um beijo e boa viagem. Tenha certeza que será incrível!
Juliana.
Juliana amei o seu blog, ele me remeteu a viajem que fiz a Hamburgo no ano passado e cada comentário e cada foto aqui publicada pelos lugares que passei me deu uma saudade gostosa. Oh lugar lindo este, Museu Miniatura imperdível, parabéns pelo seu blog ficou lindo.
Eu gostei do seu blog,eu moro im Hamburg se alguem precisar de umas dicas e eu poder ajuda-lo terei maior prazer….
Oi Mirian,
Fico feliz que tenha gostado do blog. Obrigada por se solicitar a ajudar outros viajantes. 🙂
Um abraço,
Ju