A cozinha de um país é uma das mais importantes formas de vivenciar uma cultura – se não a mais. Tanto pode ser desvendado ao experimentar os ingredientes e sabores dos pratos tradicionais de uma região.

A culinária dinamarquesa pode ser traçada desde a época dos Vikings. Os fazendeiros faziam o melhor que podiam de suas plantações e dos alimentos que a terra poderia fornecer, a base da alimentação era centeio, peixe, porco, batatas e alguns produtos secos que durariam por longo períodos. Após a revolução industrial, metade do século 19, alimentos como variedades de carne e vegetais foram introduzidos à culinária dinamarquesa, sem abrir mão do que já era parte do cotidiano da família comum.

Um dos pratos mais conhecidos do país é o Smørrebrød, um sanduíche aberto. O pão, feito de centeio e outros grãos, tem uma aparência escura. Por cima, vai uma generosa camada de manteiga e o recheio, há uma grande variedade de opções: carne de porco, almôndega, salmão, camarão, batatas, patê de fígado de porco, ovos e outros.

Confira os 5 melhores restaurantes de Copenhague:

Restaurant Palægade

Avaliação: 4,6/ 5,0. 

Site oficial Palægade

Instagram: @rest_palaegade

Localizado no centro histórico de Copenhague, Palægade é um restaurante moderno que tem como foco dar um toque elegante aos pratos tradicionais dinamarqueses.

Durante o dia, a especialidade da casa são os sanduíches abertos servidos com aquavit (bebida destilada) e as cervejas fabricadas por grandes e pequenos produtores. A noite, são servidos outros pratos dinamarqueses, com uma carta de vinho selecionada especialmente pelo sommelier da casa.

Valores para almoço a partir de 100dkk por smørrebrød. Menu degustação: 350 dkk.

Restaurant Kronborg 

Avaliação: 4,5/ 5,0. 

Site oficial Restaurant Kronborg

Instagram: @restaurantkronborg

Comida tradicional em um ambiente simples e aconchegante é definitivamente a especialidade do restaurante Kronborg, que já ganhou vários prêmios de excelência.

Este restaurante fica próximo a uma das ruas mais famosas da cidade, a Strøget, e por isso é fácil de chegar. Aqui a comida vem em porções bem servidas e pode ser acompanhada de aquavit selecionada especialmente para cada especialidade escolhida. O ambiente e atendimento é bastante familiar e o preço acessível (a partir de 69dkk).

 

Aamanns Deli & Take Away

Avaliação: 4,5/5,0. 

Site oficial Aamanns

Instagram: @aamanns.dk

A apresentação dos pratos do Aamanns é tão linda que chega a dar pena de comer tal obra de arte.

O ambiente jovem e descontraído do restaurante é super convidativo, mas a grande vantagem é poder escolher um box com os smørrebrøds favoritos e levar pra comer em outro lugar, como um piquenique no jardim botânico.

Há uma opção degustação de 4 pedaços por 175ddk.

Para quem prefere um ambiente mais elegante e sofisticado, Aamanns tem outros estabelecimentos pela cidade, inclusive no aeroporto. A sede Aamanns 1921, faz parte do Guia Michelin e serve Smørrebrød com receitas de assinatura própria, mas também outras especialidades dinamarquesas como smørstegt rødspætte, uma especialidade de peixe.

Schønnemanns

Avaliação: 4,6/5,0

Site Oficial Schønnemanns

Instagram: #restaurantschønnemann

Provar uma autêntica comida dinamarquesa em um estabelecimento que existe desde 1877 é uma experiência única.

Para não deixar passar essa oportunidade, é recomendado reservar mesa com antecedência: a localização central e a fama do local, fazem deste um dos lugares mais cobiçados para almoço. Uma das vantagens do restaurantes é poder olhar o menu com fotos na internet. Isso ajuda os recém chegados a saber o que pedir.

O restaurante funciona das 11h30 às 14h e das 14h14 às 17h. No intervalo de 14 minutos entre os dois horários a casa é fechada para limpeza e arrumação.

Hallerne Smørrebrød

Avaliação: 4,4/5,0

Site oficial: https://hallernes.menukitt.dk/

Instagram: @hallernes

Com o conceito de take away (levar para viagem), este é um dos shops mais populares da cidade, com grande variedade de recheios para smørrebrød e super fotogênico. O restaurante tem algumas filiais pela cidade, mas, para o turista, os mais populares são no mercado indoor Torvehallerne e no Tivoli Food Hall.

Cada sanduíche custa entre 7 e 13 euros, um valor considerável para o conceito de levar para viagem. No entanto, é uma ótima introdução à culinária dinamarquesa sem comprometer o tempo de viagem, uma vez que pode ser aproveitado no caminho.

Foto: sanduíche no balcão por @ayewanderful

Gostaram das opções? Deixe nos comentário o seu restaurante favorito!