Sabe aquela história de alguém que conseguiu passagens aéreas baratas para o exterior, praticamente pela metade do preço ou muito mais em conta do que do que voar para qualquer destino no Brasil? Pois é, esses casos existem porque esses viajantes se dedicaram a encontrar os melhores preços para reduzir os custos da viagem.

Economizar com passagens aéreas baratas não significa necessariamente apenas limitar os gastos para encolher o orçamento. Reduzir custos permite, por exemplo, investir em outras coisas durante a viagem que gerem mais satisfação, como saborear um jantar mais refinado ou invertir em uma atração diferenciada.

Para fazer bom uso do dinheiro reservado para as viagens, é imprescindível buscar por passagens aéreas baratas, uma vez que elas tem um custo expressivo no planejamento.

 

Por isso, listei abaixo algumas dicas infalíveis para você garantir seu próximo voo pelo menor preço!

 

  1. Tempo e paciência

Qualquer viajante experiente que você consultar vai te dizer que é preciso tempo, dedicação e paciência para fazer essa pesquisa. Por isso, não tem jeito: prepare uma cadeira confortável e reserve um tempo para comparar preços, fazer ajustes para encontrar alternativas mais econômicas e criar alertas para que os sites monitorem os preços por você.

Outro ponto que exige muita atenção e paciência é na hora de ler as regrinhas daquela promoção perfeita que você encontrou. E, claro, persistir na compra para garantir a oferta. O site pode ficar lento demais ou cair, mas se encontrou o melhor preço e em condições favoráveis, aguente firme!

 

  1. Flexibilidade: até que ponto ceder para pagar menos?

Antes de sair por aí desbravando a internet em busca das melhores ofertas, você precisa estruturar alguns parâmetros. Se estiver disposto a ceder em algumas partes do seu planejamento de viagem, a chance de conseguir passagens aéreas baratas será maior.

Assim, dê preferência para viajar durante a baixa temporada, quando os preços das passagens, estadia e alguns serviços são mais em conta devido à menor procura. Outra opção é até escolher um destino alternativo, que pode ser tão interessante quanto a sua ideia inicial, porém surpreendentemente mais barato.

Se estiver aberto a viajar para um lugar diferente, selecione a opção “qualquer lugar” ou “mês mais barato” no momento da pesquisa. Assim, será listada a relação de destinos com preços vantajosos dentro do local ou período escolhido.

 

Deixar o destino em aberto pode ajudar a encontrar passagens aéreas baratas

 

Também vale deixar a opção de “aeroporto” em aberto. Informe apenas o nome da cidade que pretenda ir e compare os preços entre os distintos aeroportos. Mas fique de olho, pois nem sempre desembarcar em determinado local por causa da passagem aérea barata significa que seu deslocamento será prático.

Muitas vezes, companhias aéreas low-cost utilizam aeroportos secundários um tanto distantes dos centros urbanos. Confira como é e qual o valor para o traslado até o destino final antes de se decidir.

 

  1. Conexão, escala e stopover

Chegar ao destino final em um único voo é o sonho de todos nós. No entanto, opções que aumentem o tempo da viagem podem fazer a diferença no bolso. Verifique o preço dos voos com uma ou mais paradas.

A conexão é quando você precisa descer e pegar outro avião para seguir viagem. Já na escala, você permanece no avião, mas a aeronave faz uma parada.

Outra alternativa para a redução do preço da passagem é o stopover. Trata-se de fazer uma conexão prolongada, de um ou mais dias, em um destino intermediário, antes de seguir para o destino final, podendo assim conhecer uma cidade a mais. A opção de stopover tende a ser um atrativo nas ofertas das empresas, mas vale verificar com a companhia se existe a possibilidade. Normalmente não há cobrança extra, mas é sempre bom verificar a exigência de pagamento de alguma tarifa.

 

  1. Onde comprar passagens aéreas baratas?

Hoje em dia as opções para compra de voos são bem diversificadas quando você planeja seu roteiro de viagem por conta própria. Você tem o site das próprias companhias aéreas e sites de busca de passagens.

Se, de um lado, o leque de fontes de pesquisa é maior, por outro, também deve ser a sua dedicação para comparar as ofertas anunciadas em cada um. Isso porque as companhias aéreas possuem acordos diferentes com cada site e os descontos podem variar de um endereço para o outro.

Entre os buscadores que eu utilizo e que também são indicados por outros viajantes estão:  Google VoosSkyscanner Decolar.com, MaxMilhas, Momondo, CheapOair e ViajaNet. Além deles, também vale ter à mão os aplicativos que listam as promoções, como o Passagens Imperdíveis e o Melhores Destinos, por exemplo.

 

O Melhores Destinos manda as promoções para o seu whatsapp!

  1. Como monitorar estes preços?

Se você não quiser perder aquela promoção especial, então prepare-se para receber notificações. Você pode utilizar os aplicativos dos buscadores acima e das companhias, inscrever-se na newsletter deles ou mesmo criar um alerta que te avisa se o valor da passagem subiu, desceu ou não teve alteração.

Inicie sua busca alguns meses antes para criar este alerta e acompanhar a variação. Pesquise sempre ida e volta, os preços costumam compensar mais do que trechos individuais.

Se você está sempre nas redes sociais, acompanhe os sites que citei e fique de olho nas companhias aéreas. Algumas empresas geralmente disparam o primeiro alerta de promoção para quem faz parte da lista exclusiva de assinantes da newsletter ou de usuários dos aplicativos. O site Melhores Destinos, inclusive, envia avisos de promoções via Whatsapp.

 

  1. Detalhes e pegadinhas das ofertas

Você vai notar que as ofertas anunciadas têm suas condições especiais. Elas normalmente impõem um período mínimo de dias e prazo pré-estabelecido entre a ida e a volta. Por isso, atente a estes pontos para não se surpreender, ou mesmo se arrepender depois.

A cada busca, os sites registram o acesso do seu computador e identificam o seu grau de interesse conforme a frequência de pesquisas sobre um mesmo trajeto. Sempre há possibilidade dos sites aumentarem os valores gradativamente por conta desse registro. A saída é limpar os cookies do seu computador e fazer as pesquisas por páginas anônimas.

 

  1. Em qual dia e horário é possível encontrar passagens aéreas promocionais?

Muita gente espera pela madrugada para buscar os melhores preços. Diversas empresas do setor já revelaram que não existem dias e horários certos para o anúncio das ofertas. Elas podem ser divulgadas a qualquer momento.

A diferença de pesquisar de madrugada ou ao meio-dia de uma quarta-feira não será o preço em si, mas as chances de a promoção esgotar mais rápido.

 

  1. Qual o melhor dia e horário para viajar pelo menor preço?

O que realmente influencia para encontrar passagens aéreas baratas são a época do ano, dia da semana e horário do voo. Procure dias alternativos, como segunda, terça e quarta-feira.

Em alguns casos, partir no sábado também pode ter preços favoráveis, a depender do destino. Já os horários podem variar, mas experimente no meio do dia ou no fim de noite, quase de madrugada.

Determinados dias podem ser mais favoráveis para encontrar passagens aéreas baratas

 

  1. Comprar com antecedência x Comprar de última hora

Começar a pesquisar com antecedência é mais indicado quando você realmente deseja ir para um destino específico. Na baixa temporada, você pode começar a monitorar os preços entre 30 e 60 dias de antecedência para viagens ao exterior. Este é o prazo em que as companhias começam a oferecer descontos. Já para roteiros nacionais, as promoções são anunciadas em um período mais curto, em até 40 dias.

Na alta temporada, você vai encontrar preços diferenciados, mas não tão vantajosos quanto nos meses de menor procura por um destino. Reserve um período de 60 a 90 dias de antecedência para começar a acompanhar os preços de voos no Brasil. Para  viajar a outros países, comece a monitorar entre 60 e 120 dias antes.

Esperar por uma promoção com menos de um mês para a viagem pode ser mais arriscado, mas não deixa de ser válido se você estiver disposto a alterar dias, horários e até destino para garantir uma passagem aérea mais barata.

Em algumas ocasiões, voos fretados – quando uma empresa, como uma operadora de turismo, aluga a aeronave para levar seus clientes – entram em promoção para vender assentos que ainda não foram ocupados. Neste caso, os descontos costumam ser vantajosos e bem de última hora.

 

  1. Programas de milhagem

Use os pontos do cartão de crédito para conseguir descontos que farão diferença no custo da sua viagem. Cada companhia trabalha de uma forma específica com o programa de milhas. Há promoções em que você troca trechos por pontos.

 

Uma última dica: assim que comprar sua passagem aérea barata, espere a companhia confirmar o bilhete do voo. Isso vale especialmente para quem vai para um destino diferente do pretendido para garantir a promoção. Só depois de confirmado, siga para a reserva de hospedagem e passeios.

Já imaginou se deparar com a oferta perfeita para sua viagem e você ainda precisa ligar para as pessoas que você irá viajar junto para pegar as informações? Ou ainda, ter que esperar todo mundo confirmar se estão de acordo com a promoção? E, depois de tudo decidido, a oferta se esgota?

Prepare-se e tenha à mão informações básicas para concluir a compra assim que tiver a oportunidade: nome completo de todos, data de nascimento e número do passaporte. E defina com antecedência quais as datas em que todos estão flexíveis para viajar!

 

Tem mais alguma dica que gostaria de compartilhar com a gente? Comente abaixo! 🙂