Quando o assunto é férias para os dinamarqueses, não tem como não pensar em Skagen. A cidade, que fica no ponto mais setentrional da Península da Jutlândia, por volta de 520km de distância de Copenhague, tem mais horas de sol que qualquer outro lugar do país.

A natureza é singular: o maior atrativo local, a ponta de Grenen, é uma faixa de areia que divide o Mar Báltico e o Mar do Norte. Claro que tamanha beleza certamente despertaria interesse.

Confira também o post de 5 lugares imperdíveis para conhecer no norte da Dinamarca.

A primeira menção à Skagen na história foi ainda na Idade Média, quando este era apenas um vilarejo de pescadores. Sua popularidade, no entanto, tomou força no final do século 19 quando artistas, principalmente pintores e poetas, passaram a visitar a cidade em busca de inspiração.

O grupo de artistas, conhecidos como Skagensmalerne, ou “Pintores de Skagen” em português, retratavam em suas obras a luz especial do céu na região, a natureza incomum e o estilo de vida simples da cidade, influenciados pelo movimento Impressionista. O frenesi artístico desencadeou uma nova era de desenvolvimento para a cidade, que começou a atrair uma miríade de turistas ano após ano.

 Skagen, Dinamarca

O que fazer em Skagen

Grenen

 

A cerca de 5km ao norte de Skagen ocorre um dos fenômenos naturais mais singulares do país: o encontro das águas do estreito de Skagerrak, parte do Mar do Norte, e Kattegat, do Mar Báltico, ao longo de uma faixa de areia que se estende por mais de um quilômetro. No entanto, não é possível colocar um pé em cada um, já que a força das águas e da correnteza impossibilita o banho de mar.

A região também é lar para mamíferos marinhos e para o maior conjunto de diferentes espécies de aves do país, fazendo deste um destino ideal para a observação de pássaros. A paisagem inusitada de Grenen, formada por dunas de areia e uma vegetação esparsa, é realmente uma dos cenários mais autênticos que a Dinamarca tem a oferecer.

Há um estacionamento antes da praia para quem vai de carro ou ônibus. De lá, você pode seguir em uma caminhada moderada até a ponta de Grenen ou usufruir do Sandormen, um trator/ônibus que mais de 50 anos transporta os visitantes por 30kr (pagamento apenas em dinheiro – funciona do final de março a final de outubro).

Nas praias do Norte, você encontrará também bunkers, alojamentos estrategicamente construídos pelos alemães durante a Segunda Guerra mundial. A maioria, já engolidos pela areia e pelo mar, serve de playground para as crianças, enquanto outros ainda conservados já viraram até museu, caso do Bunkermuseum

Centro da cidade

Andar pelo centrinho é uma das coisas mais prazerosas para se fazer em Skagen. A arquitetura da cidade é toda especial: casas baixas, pintadas de um amarelo especial que tem até nome próprio – Skagengul –, esquadrias, cercas brancas e telhado vermelho. Algumas parecem até casas de boneca!

Nas ruas de paralelepípedo, exclusivas para pedestres, estão os mais variados restaurantes, cafés, galerias de arte, lojas para compras e atrações culturais.

Para os que se interessam por história e arte, o Museu de Skagen é uma excelente atração, que exibe as obras dos principais pintores impressionistas do século 19, aqueles que despertaram interesse pela cidade. Dentre eles estão Anna Ancher, P.S. Krøyer, Laurits Tuxen e Michael.

Para os admiradores modernos, as novas galerias de arte também são dignas de uma parada, como a galeria Galleri Bo, que vende quadros e esculturas e oferece entrega no mundo inteiro.

Porto de Lystbådehavn

Skagen, como uma cidade de pescadores desde a Era Medieval, tem a pesca como uma parte importante da identidade local.

Ao caminhar pela cidade, inevitavelmente você passará pelo porto e pelos legendários restaurantes à beira mar, onde as especialidades são, como já imaginamos, peixes e frutos do mar.

Todos os restaurantes são bem avaliados e costumam estar cheios. Admire os pratos postos sobre a mesa e elija o que mais te agrada, dificilmente você errará na escolha. Os peixes são frescos e os pratos bem servidos.

Råbjerg Mile

Na costa oeste de Jylland, entre as cidades de Skagen e Frederikshavn, uma duna de areia migratória começou a se instalar e destruir plantações e vilarejos inteiros durante o século 16 e 17.

Com a força dos ventos na região, nem mesmo medidas de proteção implantadas pelo governo local conseguiram deter a areia que a cada ano migra em torno de 15m em direção ao norte, onde está Grenen.

Andar sob as dunas é um exercício árduo, mas a vista do topo vale a pena o esforço. Cuidado apenas com áreas de areia movediça.

Onde se hospedar em Skagen

Entre o cenário de dunas, florestas, praias selvagens e centros históricos, Skagen possui uma variedade de hotéis, pousadas, casas de praia e resorts.

Skagen Hotel

Próximo ao centro e com estacionamento privativo, esta foi minha escolha de hospedagem. É possível alugar quartos individuais ou pequenos apartamentos para família. O café da manhã é farto e servido em um grande salão de frente para a estação de trem de Skagen.

 

 

Ruths Hotel

A uma distância de 5km do centro de Skagen, este hotel de luxo fica em uma área mais reservada e a 200m da praia. Entre as facilidades do hotel estão spa, sauna e academia. Além das acomodações com extremo conforto, possui terraço para todos os quartos, alguns ainda com vista para o Mar do Norte.

 

Brøndums Hotel

Em um prédio histórico de 1874, essa hospedaria teve grande importância na história da cidade por ter sido palco de muitas reuniões entre os famosos pintores de Skagen e também ter recibo o iluste HC Andersen em 1859. Ela fica entre o centro e a praia, possui excelente café da manhã e oferece quartos com banheiro privado e compartilhado.

 

 

Como ir de Copenhague a Skagen

Por ser mais rápido e dar maior liberdade, viajar de carro é o mais recomendado. Carros podem ser alugados direto no aeroporto com empresas como Avis, Europcar, Hertz e Budget (a partir de 400dkk por dia)

A rodovia até Skagen é bem sinalizada, de ótima infraestrutura e com velocidade média de 130km. O percurso leva em torno 5hr.

Para quem planeja ir de trem, é necessário pegar um trem da estação central de Copenhague até Frederikshavn. De lá, pegar outro trem até Skagen. O trajeto leva em torno de 8 horas.

Se você estiver por Copenhague ou planejando uma viagem, leia também como se locomover pela cidade.