***Esse post não foi patrocinado pela KLM. Esta é apenas uma avaliação pessoal.

Quem nunca se viu na dúvida de qual assento escolher durante uma viagem de avião? Hoje em dia, não é só o serviço de bordo que conta. A localização e o conforto dos assentos também viraram prioridades na experiência dos viajantes.

As diferentes opções de lugares são estratégias criadas pelas companhias aéreas a fim de minimizar custos para a classe econômica e também oferecer vantagens para quem pode pagar um pouco a mais.

A KLM é uma das empresas mais antigas do ramo da aviação e é famosa pela qualidade do serviço e cordialidade dos atendentes. Eu já viajei com a empresa muitas vezes, mas, dessa vez decidi testar o “assento conforto” e, pra minha surpresa, valeu muito a pena, principalmente por ser um voo longo.

Características da Economy Comfort

Esta é uma categoria intermediária, com assentos mais espaçosos que a classe econômica, porém mais baratos que a classe executiva (business), pois não desfrutam do mesmo serviço. Com algumas companhias aéreas ainda é possível encontrar outras variações da mesmo assento, como o extra legroom “espaço extra para pernas”, economy premium ou nome similar.

É importante sempre estar atento nas especificações do assento que está sendo oferecido, como o tamanho dos assentos, localização no avião (próximo da saída de emergência ou não). Muita gente acaba se enganando no momento da compra e depois se decepciona.

De acordo com o site da KLM, as diferenças entre as categorias são:

Classe Econômica Regular Economy Comfort
76 a 81 cm de espaço para pernas* Até 89 cm de espaço para pernas
Reclina 9 cm Reclina 18 cm
Na parte traseira do avião Entre a classe executiva e econômica
Gratuito no check-in É cobrada uma taxa
Encontrada nos boeings 737, 777, 787 e na maioria das naves A330

*O espaço para pernas conta do encosto do seu assento até o assento à frente.

Check-in

Inicialmente, eu havia comprado a poltrona na classe econômica pra todo o trajeto Dinamarca– Brasil. Porém, um dia antes do embarque, durante o check-in me foi oferecido um upgrade para o “assento conforto”. Foi aí que comecei a avaliar se a troca valeria a pena.

O valor oferecido para migrar de categoria foi de 998 dkk (moeda dinamarquesa), que gira em torno de 550 reais. Meu voo entre Amsterdã e São Paulo levaria 12 horas e, como tenho dificuldade para dormir, decidi que seria vantajoso experimentar viajar com mais espaço. 

A aeronave

Display do avião – Classe Executiva (Roxo), Econômica Conforto (Laranja), Assentos preferenciais (Vinho), Classe Econômica (Azul) e Assentos Extra legroom (Amarelo)

Meu voo foi no Boeing 777- 300 ER, com layout  3-4-3 (número de poltronas por fileira) para a classe econômica e economy comfort. O avião é moderno, tudo muito limpo e organizado, com cobertor, travesseiro e fones de ouvido incluídos.

Na parte dianteira está a classe executiva, depois vem a economy comfort e a classe econômica com opções de assentos preferenciais e extra legroom.

Durante a minha compra, essas eram as opções disponíveis:

Escolhi pela poltrona 10K, que parecia ser ainda mais espaçosa e acertei na escolha. Os assentos da primeira fileira são melhores.

Como dá pra ver no desenho, não há banheiros na frente da classe conforto e, por isso, não houve aquele trâsito de pessoas no local.

*O Valor de tudo estará no final do post

 

Classe Econômica Regular

Primeira fileira Economy Comfort

Na prática

Visualmente, é nítida a diferença de espaço nas poltronas quando comparamos a classe econômica regular e a comfort. Eu pude esticar as pernas e transitar sem que eu incomodasse os outros passageiros da minha fileira.

Pra minha sorte, ainda tinha lugar nesta primeira fileira, porque geralmente é um lugar bem disputado.

A desvantagem por outro lado, foi não ter espaço para o armazenamento de bagagem de mão à frente do assento. Isso significa que, para decolagem e aterrissagem da aeronave, as malas deveriam ficar guardadas no compartimento acima da cabeça.

Dica: Ao contrário do voo 777-300 ER, o 777-200 ER não possui esse espaço extra pra pernas pra quem senta na primeira fileira. No boeing 700-200 ER, o espaço é reduzido porque a parede é bem próxima do assento.

Difícil de ver na foto, mas mesmo esticando a perna, havia mais de 10cm de espaço sobrando até a parede. Eu tenho 1,65 de altura.

Por não ter ninguém sentado a minha frente também não tive incomodo durante as refeições. Algumas vezes, por causa do reclino da poltrona ser 50% maior, a pessoa que senta atrás acaba ficando um pouco apertada durante as refeições.

Serviço de Bordo e Entretenimento

Não difere em nada da classe econômica regular. Para quem deseja ter um menu diferenciado para as refeições na categoria economy comfort, é possível fazer a modificação durante o check-in online

A comida oferecida pela KLM é sempre uma questão de sorte. Eu acho que tudo é feito com produto de qualidade, mas às vezes não tem muita opção, ou eles demoram pra servir entre uma refeição e outra.

No primeiro voo, saindo de Copenhague, às 6h, foi servido o um lanche como sendo café da manhã.

Refeição 1 – Café da manhã servido 40 minutos após a decolagem

No segundo voo, Amsterdã-São Paulo,tivemos três refeições no total:

  • Um almoço
  • Um lanche com bebida
  • Uma pedaço de pizza, tiramissu e salada, também com bebida, próximo da chegada a São Paulo

Almoço – Salada, almôndega com purê de batata e de espinafre, pãozinho com manteiga e mousse de chocolate.

Lanche da tarde: meio pão com queijo e água

Lanche 2 ou janta – Salada, pedaço de pizza, tiramissu e água

Entretenimento

A televisão da primeira fileira é presa a um braço, que sai de baixo do assento. Não é muito prático, mas depois de algumas tentativas descobri como funcionava.

O conteúdo de entretenimento é bom, com vários filmes atuais, séries, rádio, jornal e jogos. 

São oferecidos fones de ouvido na chegada à aeronave, mas como a qualidade sempre é ruim, usei o meu próprio fone do iPhone. Dá pra notar que na própria tv também tem entrada pra carregador com cabo USB, caso precise.

A KLM tem uma opção chamada “My flight”, que mostra todos os detalhes do tempo restante do voo, velocidade da nave, temperatura no local de destino e horários dos locais de partida e chegada.

Vale a Pena investir em assentos conforto? 

Baseado na minha experiência, que foi positiva, acho que vale a pena investir nessas poltronas, se não for comprometer outro aspecto financeiro da viagem.

Apesar da diferença ser basicamente o espaço, isso resultou para que eu ficasse mais à vontade e dormisse melhor.

Os maiores benefícios são:

  • Para os voos longos.
  • Para as pessoas altas.
  • Sair mais rápido da aeronave na aterrissagem.
  • Quem não gosta de viajar na parte traseira do avião.
  • Quem gosta de viajar mais tranquilo (fluxo de passageio menor nessa parte da aeronave).

Pontos negativos:

  • Não tem embarque prioritário (porque, no geral, é só para a classe executiva mesmo), nem outro diferencial no serviço de bordo.
  • Não tem peso de bagagem diferenciado
  • Não tem Wi-Fi
  • Não tem banheiro específico para a classe Comfort
  • Refeições muito espaçadas no tempo em que foram servidas (Dica: leve alguma coisa pra comer na mochila, se seu voo for diurno)

Custo 

Essas foram as opções que tive durante o check-in.

O que difere a “economy comfort” da “extra legroom” é a reclinagem do assento, que chega a ser duas vezes maior. Pra mim, esta reclinagem fez diferença durante o voo, porque pude me acomodar melhor para dormir.

Fonte: KLM Royal Dutch Airlines

Dica: Na revista de bordo, Holland Herold diz que o custo das passagens pode mudar quando estiver mais perto da data do voo.

Como reservar seu assento ? 

De acordo com as informações do site da KLM, há 3 opções:

  • No momento da compra;
  • Pelo portal “Minha Viagem”, até 48 horas antes da partida;
  • Ou no terminal do aeroporto, quando fizer check-in.

Pode parecer um pouco complicado entender as possibilidades de compra pra quem não está acostumado. Pensando nisso eu fiz uma simulação!

No momento de compra, foram oferecidas apenas as opções “econômica” ou “business class”, mas na próxima etapa da compra, há a opção de escolher assentos. Nessa área será possível achar a “economy comfort”. Caso você não encontre para compra, é porque realmente não existe mais assentos disponíveis.

Veja o passo-a-passo:

1) Momento da reserva da passagem. Apenas a opção de econômica ou business; optei pela econômica regular e “confirmei”.

2) A próxima etapa depois de confirmar a passagem é a de “selecionar”. Nela, é possível achar todos os adicionais do voo (assento, bagagem, serviço..)

Clique para a escolha de poltronas em “Ver opções”.

3) Dá pra escolher individualmente as poltronas de todos os voos.

4) No ícone “escolha seu assento deste voo”, caso não tenha a opção da “economy comfort” provavelmente ela não está mais disponível. Mas há a possibilidade de conversar com o atendente durante o check-in, no terminal, para confirmar.

Ainda sim, há outras opções de assentos mais confortáveis.

 

Espero que este post tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas sobre esse tipo de poltrona.
E deixe um comentário se ficar com mais alguma dúvida! 🙂

Boa viagem !!!

Juliana